22/06/2010

PESQUISA - PLANO DE NEGOCIOS:

ATENÇÃO O PRESENTE TRABALHO É DESTINADO
SOMENTE PARA PESQUISA,
NAO PODENDO SER COPIADO E TRASCRITO


FACULDADE INTEGRADAS DE BOTUCATU-
PLANO DE NEGÓCIOS
BOTUCATU 2010
FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU-
UNIFAC
Plano de negócios
Professor Eduardo Ayres Delamonica.
3 semestre Ciências Contábeis
Alessandra Aparecida Ribeiro n 01
Kátia Regina Clemente n 22


INTRODUÇÃO
PLANO DE NEGÓCIOS
Toda empresa ou organização não trabalha na base da improvisação, quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e, em que seqüência devem ser feitos os objetivos e as metas são os resultados futuros que se pretende atingir nos próximos dois a dez anos ou mais.
O plano indica como a empresa espera atingir esses objetivos, por isso o planejamento é fundamental todas as empresas devem planejar antecipadamente tudo o que está se pretendendo fazer para os próximos anos.
Segundo o autor Tony Arnold “O plano estratégico de negócios é uma declaração dos principais objetivos e metas que a empresa espera atingir nos próximos dois a dez anos ou mais. É uma declaração do direcionamento amplo da empresa e mostra o tipo de negócio - as linhas de produtos,mercados e assim por diante – Em que a empresa pretende atuar no futuro. O plano indica como a empresa espera atingir esses objetivos. É baseado em previsões em longo prazo e inclui a participação de marketing,finanças, produção e engenharia . Por sua vez, o plano estratégico de negócios fornece o direcionamento e a coordenação entre os planos de marketing,de produção,financeiro e de engenharia”.
Marketing é responsável por analisar o mercado e decidir qual a resposta da empresa:os mercados a serem servidos,os produtos fornecidos os níveis desejados de serviço aos consumidores, o estabelecimento de preços, as estratégias promocionais e assim por diante.
Finanças é responsável por decidir as fontes e aplicações de fundos disponíveis para empresa ,o fluxo de caixa, lucros, retornos de investimentos e orçamentos.
Produção deve satisfazer as demandas do mercado. Desempenha esse papel Utilizando-se de plantas, maquinário, e equipamentos, forças de trabalho e materiais, tão eficientemente quanto for possível.
Engenharia é responsável pela pesquisa, desenvolvimento e projeto de novos produtos ou modificações nos existentes. A engenharia deve trabalhar em conjunto com marketing e produção para prover projetos de produtos que sejam aceitos pelo mercado e possam ser fabricados do modo mais econômico possível.”“.
O desenvolvimento do plano estratégico de negócios é de responsabilidade da alta administração. Utilizando informações de marketing, de finanças e de produção, o plano estratégico de negócios fornece uma estrutura que estabelece objetivos e metas para planejamento posterior pelas áreas de Marketing, de finanças, de engenharia e de produção. Cada área produz seus próprios planos para atingir os objetivos estabelecidos no plano
estratégico de negócios.
Idalberto Chavenato ASSEVERA: “As organizações não trabalham na base da improvisação.Quase tudo nelas é Planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa,por ser aquela que serve de base para as demais funções .O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como deve fazer alcançá-los.Trata-se, pois de um modelo teórico para a função futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.”

Estabelecimento de Objetivos:
O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. Está definição faz os estabelecimentos dos objetivos a serem alcançados, o ponto de partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para se chegar para se saber exatamente como chegar até lá.
Objetivos são resultados futuros que pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretende alcançar dentro de um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis. Assim, os objetivos são pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.
As organizações buscam alcançar vários objetivos ao mesmo tempo. Assim, há uma hierarquia de objetivos, pois alguns deles são mais importantes e predominam sobre os demais, na realidade, existem objetivos da empresa como um todo, de cada uma de suas divisões ou departamentos e de cada especialistas .Os objetivos da empresa predominam sobre todos os demais objetivos, enquanto os objetivos de cada divisão predominam sobre os objetivos de cada especialista.Os objetivos maiores impõem-se aos objetivos específicos.

Desdobramento dos Objetivos:
Os objetivos das organizações podem ser visualizadas em uma hierarquia que vai desde os objetivos globais da organização (no topo da hierarquia) até os objetivos operativos ou operacionais que envolvem simples instrução para rotina cotidiana (na base da hierarquia).
Em decorrência da hierarquia de objetivos surgem os desdobramentos dos objetivos. A partir dos objetivos organizacionais ,a empresa pode fixar suas políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Enquanto os objetivos organizacionais são amplos e genéricos, à medida que se desce em seus desdobramentos, à focalização torna-se cada vez restrita e detalhada.

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS - Estabelecimentos dos objetivos da organização;
POLÍTICAS - Colocação dos objetivos como guias para ação;
DIRETRIZES - Linha mestras e genéricas de ação;
METAS - Alvos a atingir em curto prazo em cada órgão;
PROGRAMAS - Atividades necessárias para cada meta;
PROCEDIMENTOS - Modos de execução de cada programa;
MÉTODOS - Planos para execução de tarefas;
NORMAS - Regras para cada procedimento;
Políticas:
São afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais que funcionam como guias orientadores da ação administrativa. proporcionam marcos ou limitações, embora flexíveis e elásticos, para demarcar as áreas dentro das quais ação administrativa deverá se desenvolver. São genéricas e utilizam verbos como; manter, seguir, usar, prover, assistir etc. São comuns as políticas de recursos humanos (como tratar os funcionários da organização), as políticas de vendas (como tratar a clientela), as políticas de preços (como manejar os preços diante do mercado) etc.

Diretrizes:
São princípios estabelecidos para possibilitar alcance dos objetivos pretendidos como os objetivos são fins, as diretrizes servem para balizar os meios adequados para atingi-los e canalizar as decisões. Existem diretrizes de pessoal (como recrutar e selecionar os futuros funcionários, por exemplo), diretrizes de compras (como fazer concorrências entre os fornecedores) etc.
Metas:
São alvos a atingir em curto prazo. Podem ser confundido com objetivos imediatos ou objetivos operacionais. As metas mais comuns são; produção mensal, faturamento mensal, cobrança diária etc.

Programas:
São atividades seqüenciais necessárias para atingir uma meta. O alcance das metas é planejado por meio de programas .Os programas são planos específicos. São muito variáveis e podem incluir um conjunto integrado de planos menores . É o caso dos programas de produção (como programar a produção das diversas áreas para atingir a meta de produção estabelecida), dos programas de financiamento (como programar os diversos empréstimos bancários para atingir a meta de aporte financeiro) etc.

Procedimentos:
São os modos pelos quais os programas deverão ser realizados. Os procedimentos são planos que prescrevem a seqüência cronológica de tarefa especificas, requeridas para realizar determinados trabalhos ou tarefas específicas, requeridas para realizar determinados trabalhos ou tarefas. É caso dos procedimentos de admissão de pessoal (quais os documentos e formulários necessários para efetuar a admissão das pessoas), os procedimentos de emissão de cheques (que deve preencher, quem deve assinar os cheques etc.) São também denominados rotinas.


Métodos:
São planos prescritos para o desempenho de uma tarefa específica. Geralmente, o método é atribuído a cada pessoa que ocupa um cargo ou realiza uma tarefa, para indicar exatamente como fazê-lo. O método detalha como o trabalho deve ser realizado.
Sua amplitude é mais restrita e limitada do que o procedimento. É o caso do método de como montar uma peça , de como descrever um cargo, de como treinar uma pessoa etc. Os procedimentos e os métodos utilizam geralmente fluxogramas para representar o fluxo ou a seqüência de tarefas ou operações.

Normas:
São regras ou regulamentos que cercam e que asseguram os procedimentos. São comandadas diretos e objetivos de curso de ação a seguir. As normas surgem quando uma determinada situação reclama por uma ação específica e única. São guias fielmente. A regra é estabelecidas para criar uniformidade de ação. Geralmente define o que deve ser feito e o que não deve ser feito.Exemplo; proibição de fumar em determinados lugares , normas quanto ao horário de trabalho, quanto a faltas ao trabalho etc.

Abrangência do Planejamento:
Além da hierarquia de objetivos, existem também uma hierarquia do planejamento. Neste sentido, existem três níveis distintos de planejamento:o planejamento estratégico, o tático e o operacional.

Tipos de Planos:
O planejamento produz um resultado imediato: O plano é o produto do planejamento e constitui o evento intermediário entre os processos de elaboração e constitui o evento intermediário entre os processos de elaboração e de implementação do planejamento. Todos os planos têm um propósito comum; a previsão, a programação a coordenação de uma seqüência lógica de eventos, os quais deverão conduzir ao alcance dos objetivos que os comandam. O plano é um curso predeterminado de ação sobre um período específico que representa uma resposta a uma antecipação ao tempo no sentido de alcançar um objetivo e proporciona respostas as questões: o que, quando, como, onde, e por quem.
Existem quatro tipos distintos de planos, a saber:
1.Planos relacionados com métodos,denominados procedimentos.
2.Planos relacionados com dinheiro,denominados orçamentos.
3.Planos relacionados com tempo, denominados programas ou programações.
4.Planos relacionados com comportamento, denominados normas ou regulamentos.
Esses quatro tipos de planos podem ser estratégicos ,táticos ou operacionais, conforme o seu nível de abrangência.
Procedimentos:
São planos relacionados com métodos de trabalho ou de execução. Quase sempre os procedimentos são planos operacionais. São representados por gráfico denominados fluxogramas.

Orçamentos;
São planos relacionados com dinheiro, receita ou despesa, dentro de um determinado espaço de tempo.Conforme suas dimensões e efeitos, os orçamentos são planos estratégicos quando envolvem a empresa como uma totalidade e abrangem um período longo, como é o caso do planejamento financeiro estratégico.São planos táticos quando cobrem uma determinada unidade ou departamento da empresa por médio prazo, como é o caso dos orçamentos departamentais de despesas e que envolvem o exercício anual,dos orçamentos anuais de despesas de propaganda etc. São planos operacionais quando sua dimensão é local e sua temporalidade é de curto prazo , como é ocaso do fluxo de caixa ,dos orçamentos de reparos ou de manutenção etc.

Programas ou programações:
São os planos relacionados com o tempo.Os programas se baseiam na correlação entre duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas.Os métodos de programação podem variar amplamente ,indo desde programas simples (onde se pode utilizar um simples calendário para programar atividades , como uma agenda) até programas complexos (que exigem técnicas matemáticas avançadas ou processamento de dados por meio de computador , para correlacionar as interdependências entre as variáveis). A programação –seja simples ou complexa – constitui uma ferramenta importante no planejamento.
O programa mais simples é o chamado cronograma: um gráfico de dupla entrada onde as linhas representam as tarefas ou atividades e as colunas definem os espaços de tempo (horas, dias ou meses).Os programas mais complexos são feitos por meio de técnicas complicadas ,como o PERT (Program Evaluation Review Technique) ou técnica de avaliação e revisão de programas.
Regras ou regulamentos:
São os planos relacionados com o comportamento solicitado as pessoas.Especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. Visam substituir o processo decisorial individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão. Quase sempre são planos operacionais.
O planejamento consiste, pois ,na tomada de decisões sobre o que fazer, antes da ação ser necessária. Sob o aspecto formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os objetivos.
Segundo Stephen P.Robbins "O que é planejamento? O que queremos dizer com o termo planejamento? Como afirmamos em nossa descrição das funções da administração, planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).
O planejamento pode ser ainda definido em termos de sua informalidade ou formalidade. Todos os gerentes se ocupam em planejar, mas o planejamento pode ser apenas do tipo informal. Quando, por exemplo, o proprietário de uma empresa de fabricação de portas foi perguntado se fazia planejamento ou não, ele respondeu: “sim, eu tenho na cabeça uma visão aproximada do rumo que estamos seguindo” Este é um exemplo de planejamento informal."
Os fatores básicos que diferenciam o planejamento formal do informal são a extensão da documentação escrita e um cronograma multianual. Os planos formais normalmente são redigidos e prevêem, pelo menos , três anos no futuro. Por isso, quando usarmos o termo planejamento estaremos nos referindo ao planejamento formal. Estarmos supondo que objetivos específicos são comprometidos por escrito e que possuem programas de ação específicos para sua realização.

Tipos de Planos:
O modo mais difundido de classificar os planos é por sua amplitude - estratégico versus operacional- e por seu prazo de execução- curto, médio e longo prazos.Conforme demonstraremos, estas classificações do planejamento não independentes entre si.Existe, por exemplo, uma relação de sobreposição entre planos estratégicos e planos de longo prazo.

Planos Estratégicos versus Planos Operacionais:
Os planos que se aplicam à organização inteira, que estabelecem os objetivos globais e que buscam posicioná-la em termos de seu ambiente, são chamados de planos estratégico. Os que especificam os detalhes de como os objetivos globais serão alcançados são chamados de planos operacionais.
Planos estratégicos e planos operacionais diferem-se quanto ao prazo e objetivo.Os planos operacionais tendem a cobrir períodos mais curtos de tempo.Os planos mensais , semanais e diários de uma organização, por exemplo, são quase todos operacionais .Os planos estratégicos tendem a abranger um período extenso de tempo – normalmente de cinco anos ou mais.Cobrem também uma área mais ampla e lidam menos com particularidades. Os planos operacionais possuem objetivos mais estreitos e mais limitados.
Em geral ,quanto mais graduado for um gerente numa organização, mais ele se dedicará a planos estratégicos .Inversamente, o foco da maioria dos gerentes de nível mais baixo recai sobre os planos operacionais

Plano de Curto, Médio e Longo prazo:
Os analistas financeiros costumam descrever os retornos sobre os investimentos como de curto, médios e longos prazos.O curto prazo abrange menos de um ano.O médio cobre de um até cinco anos. E qualquer prazo além de cinco anos é classificado como longo prazo.Os gerentes têm adotado a mesma terminologia para descrever os planos.
Por que o prazo é importante na classificação dos planos? A resposta reside no efeito comprometido. Quanto mais os planos atuais afetarem comprometimentos futuros, e mais longo será o prazo necessário para os gerentes planejarem Por isso, o conceito de comprometimento afirma que os planos devem avançar no futuro o suficiente para não perderem de vista os compromissos assumidos no presente. Planejar para um período muito longo ou mais curto é ineficaz.
O efeito comprometimento também pode fornecer observações sobre por que o horizonte do planejamento tende a estender – se em relação direita com os níveis mais altos da administração. Normalmente as decisões tomadas pela alta administração implicam um maior envolvimento de recursos e contém maior incerteza do que as tomadas por graus gerenciais mais baixos. Para justificar esse comprometimento dos recursos e ajudar a redução à incerteza, a alta administração dedica-se ao planejamento de longo prazo. Por outro lado, como um supervisor raramente toma decisões que comprometem muito a organização no futuro , seus planos tendem a ser de curto prazo.
CONCLUSÃO:
O planejamento é fundamental em uma empresa há pelo menos quatro razões que são:
* o planejamento dá direção;
* reduz o impacto da mudança ;
* minimiza o desperdício ;
* e a fixa os padrões para facilitar o controle.
O planejamento estabelece o esforço coordenado. Dá direção aos gerentes e não gerentes. Quando todos os envolvidos sabem para onde vai a organização e qual a sua contribuição individual para alcançar o objetivo, podem começar a coordenar suas atividades , cooperar entre si e trabalhar em equipes. A falta de planejamento pode fomentar “ziguezigues”, impedindo que uma organização se eficientemente rumo aos seus objetivos.
O planejamento também reduz as atividades superpostas ou redundantes. A coordenação prévia tende a descobrir desperdícios e redundâncias. Mais adiante, quando meios e fins estiverem claros, as ineficiências se tornarão mais óbvias.
O planejamento é fundamental em toda empresa ou organização,se todos fizerem um planejamento antes de fazer algo as chances de tudo dar certo é bem maior, do que algo que não se teve um planejamento antecipado.

Bibliografia:

J.R Tony Arnold
Administração de materiais
São Paulo editora Atlas-1999
Capitulo 2 Sistema de planejamento de produção.
Plano estratégico de negócios páginas 34 a 58

Idaberto Chavenato
Introdução a Teoria geral da Administração
6 Edição revista e atualidade
editora campus
paginas 194 a 201 parte 7
Stephen P.Robbins
Administração mudanças e Perspectivas
Editora Saraiva
Capitulo 5
Paginas 115 a 120

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MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA