26/11/11

MEMÓRIA - EMPRESA AUTO ÔNIBUS SÃO MANUEL - A ESTRADA DE UMA HISTÓRIA

A Empresa Auto Ônibus São Manuel, faz parte constante do acervo histórico de São Manuel e também das lembranças de despedidas, reencontros, é relembrada por este blog que faz uma homenagem a quem constribuiu para o desenvolvimento de um povo. 
Criada em 1941, e gerenciada pelo seu proprietário o senhor Manelito Casquel que era carinhosamente chamado de Velho Casquel, esta empresa se tornou a sexta maior empresa do Brasil.
Os relatos abaixo descrevem com carinho a influência da empresa na vida das pessoas.


Sede da Empresa em São Manuel, decada de 50.

“1941, Janeiro
●Em Curitiba, PR, Ostrowski & Szczypior fundam uma empresa de auto-ônibus, com capital de 54:000$000.
1941 Fevereiro
●É estabelecido um serviço de auto-ônibus entre Recife, PE, João Pessoa, PB, e Natal, RN.
Nesse mesmo mês instala-se uma linha regular de "auto-Pullman" entre as cidades de Guaxupé e Passos, em Minas Gerais. Essa linha de auto-ônibus ainda serviria a várias localidades intermediárias. Também nesse mês inaugura-se a nova linha de auto-ônibus da Empresa São Manuel, no estado de São Paulo, de propriedade dos Irmãos Casquel, que trabalharia em ligação direta com os trens da Alta Sorocabana e Alta Paulista, com o “Ouro Branco" de São Paulo e com os ônibus para Borebi, Cerqueira César e Piracicaba.
●No dia 3, em Porto Alegre, RS, tem início a Empresa de Ônibus Sant' Ana Ltda., com capital de 200:000$000. “




MODELO BOSSA NOVA


A historia da empresa é rica, a aparecendo como figurante num texto de Carlos Coutinho onde o protagonista seria a corrida de formula 1 ele aduz:
“A primeira corrida a gente nunca esquece...
Numa sexta feira à noite, na rodoviária antiga de Barretos - as paredes cobertas por taquaras envernizadas que faziam a decoração - embarquei num daqueles Diplomatas velhinhos da Empresa Auto Ônibus São Manoel com destino a São Paulo.
Eu tinha 17 anos e ia ver um sonho: uma corrida de Formula 1.
Mais do que uma corrida de Formula 1, aquela era a primeira corrida de Formula 1 a ser realizada no Brasil!
Imagina ver ao vivo a Lotus preta e dourada do Emerson! Isto sem falar da Brabham do Wilsinho, da March do Pace, e do meu ídolo Luis Pereira Bueno pilotando a March 711 da Equipe Hollywood, aquele mesmo modelo coffee-table igualzinho ao do Peterson, que também iria correr com a March! Isto, e mais o Reutemann, o Gethin (que no ano passado, em 1971, vencera o mais rápido GP da história, em Monza),  Beltoise, Dave Walker, Pescarolo, Helmut Marko.”
(http://www.obvio.ind.br/A%20primeira%20corrida%20de%20F1%20no%20Brasil%20-%201972.htm
NIELSON DIPLOMATA MERCEDES BENS 0355- 1978





OUTROS RELATOS:
“A empresa mudou de nome agora chama fenix, foi uma estratégia usada pela familia Chedid ao repartir as varias empresas como a serra dourada e rapido serrano entre seus herdeiros”
Fri 30-Dec-2005 20:07- Posted by:Estanis-Jundiaí SP 
.
“Esta empresa foi uma das 6 maiores do brasil (fonte Gazeta-1982) ela era detentora das linhas de SP a Barretos, SP a Jau, SP a Olimpia, SP a Araraquara, SP a OLimpia, SP a Botucatu, SP a Miguelópolis, e SP a Avaré, que depois passou ao nome de viação Casquel, dada a cisão de um dos proprietários da São Manoel e SP a Barra Bonita, dentre inumeras outras. Em 1987, face a problemas (não continuidade da cadeia sucessoria - Família Casquel) foram precisas 3 empresas para compra-la, que foram: Viação Sta Cruz, Rapido Serra Dourada - hoje expresso Fenix e Viação Danúbio Azul). Foi gratificante ver estas fotos aqui..é difícil de encontrar vestígios desta história. Caso queira mais informações desta empresa.....a disposição.”
Wed 22-Nov-2006 15:57 - Posted by:edu 

“Sr. Barrazabus, o são manoel antigo_769 é de minha autoria. Favor registrar: Mario Custódio.”
Thu 28-Jun-2007 16:06- Posted by:Mario Custódio 


“Puxa, eu adorava ver os ônibus da São Manoel que passavam pela minha cidade (Rio Claro - SP) com destino a Barretos! Como não havia rodoviária naquela época, o embarque de passageiros era em um bar no centro da cidade, e eu sempre via aqueles Diplomatas, na sua maioria sobre Chassis Scania, e os achava lindos e imponentes. Pena que haja tão poucas fotos da São Manoel na internet. Foi gratificante para mim descobrir este site v poder ver essas fotos!”
Mon 30-Jul-2007 01:49- Posted by:Fábio Roberto 

“viajei no meu passado obrigado pelas lembranças mostrei para minhas filhas e a mesma me disse nossa pai como vc esta velho ... pessoal as coisas mudam mas as lembranças são mais gostosas sou natural de olimpia e sempre utilizei os onibus ba são manoel tanto para viajar para olimpia quanto para barretos . o que mais me da saudades é quando ele fazia o trevo de bebedouro as 5.30hs da manha o sol estava nascendo .....”
Mon 8-Jun-2009 14:10- Posted by:flavio pedrozo 


“Fui Cobrador Dessa Empresa Nunca Mais Vai Haver Outra Empresa Igual Linha Jau a Barra Bonita e Igaraçu Do Tiete”
 Fri 18-Dec-2009 22:08- Posted by:paulo rubens

“Nossa viajei no tempo quando vi estas fotos dos onibus da São Manoel, me deu uma saudade imensa pois viajei muito para Barretos com eles e os motoristas eram muito competentes.E vou deixar um dos motoristas aqui para ser eternamente lembrado o motorista João Vinhota um amigo do peito e de minha familia em Barretos e obrigado por lembrarem da São Manuel”
Sun 7-Feb-2010 19:53- Posted by:Homar 

“Viajei na máquina do tempo para a década de 70, (1977) quando passava as férias escolares de final do ano na casa dos meus avós em Guaira. O ônibus partia as 00 hs da antiga rodoviaria de SP com destino a Guaira, passando por Barretos. Já na década de 80 ele passou a ir até Miguelópolis.”
Thu 18-Feb-2010 16:56-Posted by:Marcelo Oliveira 



Fonte de pesquisa

16 comentários:

  1. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo artigo, resido em portugal atualmente, ja fui funcionario da reunidas Paulista, e por saudades fui pesquisar no google sobre a Sao manuel e achei seu blog. Parabens adorei e recomendo.

    ResponderExcluir
  3. ok meus parabens, estou residindo hoje em foz do iguaçu -pr, ja fui funcionario tambem da reundas paulista e tambem ja trabalhei na sao manuel na cidade de saoi paulo e hoje vejo com muita suadades.
    um abraço Nicanor

    ResponderExcluir
  4. Que saudade!Meu pai trabalhou na São Manoel quando residiamos em Barretos-SP, seu nome era Roberto Rodrigues Camargo. Parabéns pelo artigo!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog, atualmente sou motorista da São Manoel na cidade de Avaré, tenho satisfação em trabalhar numa empresa como a São Manoel
    Abraços de L.Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Camargo, ainda existe essa empresa em Avaré???

      Excluir
  6. Primeiro parabens pela matéria sobre a São Manoel,essa empresa fez parte da minha infância toda vez que eu saía de carro com meu pai praticamente obrigava ele passar na frente da garagem só pra ver os ônibus,tambem presenciei a transição da São Manoel para a Viação Casquel e sei o quento é dificil conseguir fotos ja cansei de procurar e as que consegui são as mesmas que estão aqui postadas,portanto se alguem tiver alguma foto que não sejam essas peço que me enviem pelo e-mail gl-presence@hotmail.com esse material tem um imenso valor pra mim meu nome é Gerson e moro na cidade de Avaré.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Luiz Roberto Alves Pereira. Fui motorista da Empresa São Manoel nos anos de 1976 e 1977. Tenho muitas saudades e orgulhoso por ter sido um dos pilotos respeitados nas estradas de São Paulo à Barretos. Não tenho foto alguma para exibir, más guardo com muito carinho as lembranças desta empresa, na qual foi o começo de minha história como motorista. Abraços à todos e aos meus ex-colegas de trabalho, espero algum dia reve-los. Luiz Roberto (Araraquara, SP)

    ResponderExcluir
  8. Palavra, véi...trabalhei no "Manelão" (como era carinhosamente tratada a Empresa por nós funcionários),de l969 a l988,de motorista, motorista "do hóme", fiscal, encarregado de setor, amigo da família, saudoso e querido "Manelito", Dra. Dora e filhos...muita saudade, "véi"... Conheci todas as linhas e agencias da "São Manoel"...Aos 12 anos eu pus na cabeça que um dia iria "guiar ônibus do Manelito..." Muito, muuuito legal esse blog... valeu "véi", valeu muito...mexeu com meu coração..." Devo muito a esse povo...Vitão, Botucatu-SP julho 2013.

    ResponderExcluir
  9. Ola ....gostaria de saber qual o endereço da empresa auto ônibus São Manuel em São Manuel? Desde já grata.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que bom encontrar essas fotos por aqui. Me deu muita saudades das viagens que fiz nesses ônibus na linha São Paulo - Jaboticabal.

    ResponderExcluir
  11. desde criança sou admirador de ônibus sempre gostei dos ônibus daempresa sm sinto saudade ao ver estas fotos

    ResponderExcluir
  12. Vitor Lima23/5/14 06:34

    Com todo respeito e carinho por esse trabalho, quero informar o ^^velho Casquel^^ era o Seu Casquel, Pai do Dr. Manoel, o ^^MANELITO^:... Esse povo deixou saudade...uma lacuna...Abraços para todos que curtem o assunto...

    ResponderExcluir
  13. Vitor Lima23/5/14 06:48

    Oi pessoal...eu de novo...DIII NOOOOVO... eh que eu gosto muitcho... Viu... eu tive o prazer e a honra de gerenciar OLIMPIA dos anos 1972 a 1980...La na garage velha da Americo Braziliense perto da maquina do Galleti e depois na garage nova na Avenida da Rodoviaria... Lembrei de Olimpia com muita saude dos muitos amigos de la e vi numa das msgs daqui,alguem de Olimpia... Ola Camargo, ola Luiz Roberto... Abraços negada!!!

    ResponderExcluir
  14. a empresa são Manuel fui aminha vida o sr casquel foi um emresario muito competente seu filho dr manuelito comadou aempresa com competência ademiravel com muito progresso ademiro adona dora e sua filha com o progresso que estão tendo fui funcionário da empresa de 02 10 1962 ate 10 12 1987 ainda tenho muitas lembrança pois de motorista passei a encarregado no setor de Barretos muito obrigado alerino carrara abraços família casquel

    ResponderExcluir
  15. Alguem que tenha uma boa memória pode me descrever a cor de cada detalhe da traseira do carro 213,vi muitos desses Diplomatas em Avaré e São Manuel mais confesso que não lembro afinal essa Empresa foi desfeita nos anos 90, e não consegui nenhuma imagem em cores então se alguém lembrar com detalhes e puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir