01/08/2011

MEMORIA - A FACE SÃOMANUELENSE DA REVOLUÇÃO DE 1932


 Em 1930 haviam eleições presidenciais onde alternância do poder era efetivada pelos Estados de Minas Gerais e São Paulo, vez que estes gozavam do maior numeros de eleitores do que os outros, era a política café com leite, no entanto não eram candidatos paulistas ou mineiros os indicados. Porem no ano de 1929 o Presidente da época Washington Luís indicou o nome do governador de São Paulo na época o senhor Julio Prestes como seu sucessor que foi apoiado por 17 estados. O pacto café com leite se quebra e Minas Gerais juntamente com o Rio Grande do Sul e a Paraíba negaram o apoio.
            Surge dai a articulação de uma frente oposicionista em 20 de setembro de 1929 denominada de Aliança Liberal com a indicação de Getúlio Vargas candidato a presidente e João Pessoa (Governador da Paraíba e sobrinho de Epitácio Pessoa) como vice, e foram apoiados por intelectuais da época como Jose Américo de Almeida e Lindolfo Collor.
            E o municipio de São Manuel participou ativamente de todos os processos democraticos, bem como suas revoluções.
 


Jornal O Movimento (São Manuel) 04 de fevereiro de 1930

Jornal O Movimento (São Manuel) 16 de fevereiro de 1930


O Municipio(São Manuel) 23 de Fevereiro de 1930

Em 1º de março de 1930 foram realizadas as eleições para presidente que deu a vitória a Julio Prestes. Porem ele não tomou posse em conseqüência do golpe de estado a 3 de outubro de 1930 e foi exilado. Assim Getúlio Vargas assume a chefia do governo provisório e, 3 de novembro de 1930.    


MARIO MARTINS DE ALMEIDA 
O HERÓI FESTEJADO

Santos Dumont, também faz ressalvas ao retorno de uma Pátria legal que respeite a Constituição Federal.
 
 
Certamente a cidade de São Manuel é dotada de muitas surpresas, um dos emblematicos momentos da historia de nosso pais a revolução de 1932, foi ocasionada com a morte de quatro estudantes que propiciaram atraves da motivação da sigla MMDC profundas mudanças na epoca. 
 O movimento surge como uma resposta dos paulistas em consequencia a revolução de 1930 que de certa forma acabou com a autonomia dos estados gozavam durante a vigencia da Constituição de 1891 e tambem inpediu a posse do governador Julio Prestes a Presidencia da Republica, destituindo tambem do poder o então presidente Washinton Luiz, assumindo a Presidencia o senhor Getulio Vargas.
 Nesta epoca apos a tomada do poder a força Getulio Vargas, o país não tinha uma constituição federal, todos os preceitos constitucionais foras rasgados e jogados no lixo, nao havia Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e nem Camaras Munbicipais. Era a centralização maxima do poder.
A sociedade paulista, não aceitando a situação de ditadura em que viviam se organizou e estudantes paulistas prepararam uma serie de manifestações contra Getulio Vargas, e em um clima crescente de revolta no estado precisamente no dia 23 de maio daquele ano um grupo tentou invadir a  a Liga Revolucionaria proximia a Praça da Republica que era a celula dos revolucionarios de 30 favoraveis ao regime instalado.
Os governistas resistiram com armas e mataram 4 jovens, Mario Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Drausio Marcondes de Sousa e Antonio Americo de Carmargo Andrade, tres destes se encontravam mortos, o quarto morreu em virtude dos ferimento dias depois.
Mario Martins de Almeida, Nascido no municipio de São Manuel em 8 de fevereiro de 1901, Estado de São Paulo, filho do coronel Juliano de Almeida e de Francisca Alves de almeida, protagonizou juntamente com seus companheiros, Euclides Miragaia, Drausio Marcondes de Souza e Antonio Camargo de Andrade, uma verdadeira revolução na historia.
Estudou o colegial no Colégio Mackenzie e faleceu em consequencia dos ferimentos recebidos na  noite historica da revolução constitucionalista de 1932.
Este foi o estopim para o aumento das manifestaçoes em São Paulo, surge ai uma organização civil clandestina que assumiu a sigla MMDC (Martins, Miragaia, Drausio e Camargo) onde oferecia treinamento militar com o fundamento de criar uma guerrilha. Junte-se a isso uma intensa campanha de alistamento  voluntarios que em 9 de julho de 1932 veio culminar na Revolução Constitucionalista de 1932.
Os  confrontos ocorreram entre os meses de julho e outubro, tais visavam a derrubada do governo provisorio de Getúlio Vargas e a criação de uma nova contituição para o Brasil pelo Estado de São Paulo.
A Escola Politecnica foi transformada em deposito dos arsenal de guerra, no Laboratório de Ensaios Materiais (LEM) foi criado o Departamento Central de Munições (DCM) onde foram engajados setecentos e quarenta engenheiros, trezentos e quarenta tecnicos e auxiliares, tambem inumeros quimicos todos trabalhando muito onde frabricavam muniçoes de infantaria, morteiros leves e pesados.
Trens e automoveis tambem foram blindados, canhões montados nas linhas ferreas, enfim, uma verdadeira estrutura de guerra, organizada, por um estado.
O trem foi apelidado de o fantasma da morte e levavam os soldados para as frentes de batalha, estava revestido em aço (duas placas de aço entremeadas de pranchões de cerne de peroba duríssima) e camuflado, ainda estava equipado com um canhão de 75 milímetros e metralhadoras  pesadas nos flancos e dois poderosos olofotes na parte superior e apenas duas composições foram fabricadas na cidade de Sorocaba.

Outra curiosidade criada pelo DCM foi a matraca que foi apelidada de “o cavalo de troia paulista” que consistia em uma lâmina de aço em contato com uma com uma roda dentada girando em roda em grande velocidade, tal atrito provocava um grande ruido semelhante ao disparo de uma metralhadora, o que supostamente causava um grande pânico no inimigo, o que chegou a conter por vinte dias o avanço das tropas inimigas.
Toda a sociedade paulistana ajudava, milhares de pessoas de todas as classes sociais  doavam joias, alianças em ouro e pratarias para financiar a revolução.



As mulheres tambem tiveram uma efetiva participação dentor do movimento revolucionário, preparavam materiais bélicos, guerriavam nas trincheiras, da cidade de Catanduva varias jovens fizeram parte do Batalhão feminino Estrela do Sul, estas jovens eram responsáveis na arrecadação de medicamentos, roupas etc.


Assim o povo paulistano lutou bravamente frente a tirania de Getúlio Vargas, mas sucumbiu, e embora derrotada a revolução paulista conquistou os objetivos, então logo se entende que os paulistas venceram, vez que se os objetivos foram alcançados a vitoria estava posta e a rendição nada mais era do que deixar de regar o solo brasileiro com sangue.
As familias mandavam incentivos aos soldados.
O grito de guerra da revolução relembrado pela Associação dos Ex-Combatentes.

Este cartaz era colocado nas residências dos familiares onde esta havia cedido um soldado para a revolução, era ostentado com orgulho pelos seus moradores.

Soldados revolucionários antes de embarcarem na frente da Igreja São Benedito em São Manuel.
A impresna noticiava o tempo todo os combates.

Apos a revolução a bandeira que era apenas um símbolo de São Paulo passou a ser a bandeira oficial do Estado. O mapa do Brasil na bandeira simpoliza a luta dos paulistas pelo Brasil, as quatro estrelas simolizam os pontos cardeais, as listras brancas representam o dia e as negras as noites, os paulistas de dia ou de noite de qualquer lugar defendem o Brasil com o seu sangue representado pela cor vermelha envolvendo o mapa. 
 
São Manuel ofereceu tambem sua contribuição atraves de muitos soldados voluntários que foram para as frentes de batalha, dentre estes alguns morreram pela causa constitucionalista, heroes anonimos que estão sendo resgatados neste blog e tambem precisam ser resgatados pelo Município, a função desta pesquisa visa reerguer nomes de pessoas que deram sua vida acreditando em um mundo melhor. Uns foram os primeiros para que os outros não fossem os últimos.



  
Paulistano, filho do Senhor Luiz Martire, irmão de Nicola, Braz, Rosa, Helena, e Almeida Martire, solteiro, exercia a profissão de barbeiro em São Manuel.
Alistou-se em São Paulo em 20 de julho, incorporando-se a segunda  cia do primeiro batalhão esportivo. Foi feito prisioneiro por tropas da polícia mineira durante um combate travado em Santo Antonio do Jardim nas proximidades de Espirito Santo do Pinhal, assassinado em 26 de agosto de 1932 onde a baioneta de um soldado inimigo em um golpe atravessou seu coração e tambem teve seu crânio esmagado pela coronha da mesma arma sendo sepultado naquele lugar. Mais tarde seus restos mortais foram trazidos a São Manuel, sendo seu velório efetivado na Igreja Matriz de São Manuel onde foram rendidas varias homenagens a este heroi. Ainda alguns relatos falam que seu martírio foi testemunhado pos varios moradores de Santo Antonio do jardim.
Convite ao povo para o velório de Alberto Martyre.
 Homenagemns eram prestadas

Velório de Alberto Martyre na Igreja Matriz de São Manuel em 24 de novembro de 1932, inde a multidão da cidade, compareceu em massa.


  O seu cortejo circulou pela cidade com honras de heroi ate o Cemitério Municipal



 Convite para missas que foram realizadar posterior a sua morte em 8 de dezembro de 1932 as 7 horas e as 12 horas.
Ainda, relatos da historia e em pesquisas aprofundadas em documentos ressaltam o profundo respeito da sociedade frente a este homem que era considerado heroi na cidade de São Manuel, romarias eram feitas anualmente por multidões, a foto abaixo relata a romaria feita em 26 de agosto de 1933, aniversario da morte de Alberto Martyre
 O  jornal O Tempo( São Manuel) datado de 2 de Setembro de 1934 ressalta que a comissão que transladou o corpo do Senhor Alberto Martire “rezou uma missa funebre para o descanço de sua alma” celebrada pelo padre Jose Maria as 8 horas na Igreja Matriz na data 26 de agosto, “em seguida diversas irmandades religiosas  e grande massa popular acompanhandas pela Banda Municipal effetuaram uma romaria até ao cemitério  em visita ao túmulo dos que tombraram em defesa da sagrada causa, onde depositaram flores naturaes e entrelaçaram as bandeiras Nacional e Paulista.”
Segue a reportagem afirmando que o vigario comoveu a todos com suas palavras, lembrando da tragica morte do revolucionário, aidna fizeram uso da palavra “a beira do túmulo fazendo vibrar  a alma paulista o Dr. Ubirajara Teixeira, Prof. Osorio Ayres e Dr Paulo Gomes Pinheiro Machado.”

Assim a comissão que transladou o corpo do revolucionario e soldade Alberto Martyre queria que com isso a data de 26 de agosto fosse lembrada, pela morte de um homem que representava todo o anseio paulista e de uma nação.
Seus restos mortais  repousam no túmulo 145 do cemitério Municipal de São Manuel onde, esquecido pelo tempo, pelas pessoas que ali passam e desconhecem o pedaço impostante da história que seus ancestrais fizeram questão de tentar perpetuar pela sua importância.
Onde repousam rosas artificiais, sem cheiro, sem vida, não poderia acabar assim aquele que junto aos seus companheiros sucumbiram ao idealismo de uma nãçao democrática e livre.
Ali tambem a homenagem é feita a Mario Martins de Almeida, em um enterro simbólico de seus restos mortais, vez que tais se encontram enterrados no Obelisco em São Paulo, junto com Miragaia, Drausio e Camargo.

hino
EMOCIONANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA