05/10/2011

HISTÓRIA - A CARTA DE PERÔ VAZ DE CAMINHA



Dados históricos:
Partida: 09 de março - segunda-feira.
Ilhas Canárias: 14 de março - sábado.
Chegada: 22 de abril - quarta-feira

A Carta de Caminha é considerada a " certidão de nascimento" do Brasil, por ser o primeiro texto escrito sobre a nossa terra.
Seu objetivo era informar a Dom Manuel sobre a nova terra. Aparecem nela informação sobre a geografia e os habitantes, os valores éticos e materiais dos portugueses. Foi escrita em forma de diário altamente documentado, no qual o narrador explicita seu objetivo. Há na Carta um forte apelo visual, pois há muitas descrições.
Vejam alguns fragmentos da Carta:
. A terra:
"...Esta terra, senhor, parece-me, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa. Traz ao longo do mar em algumas partes grandes barreiras, umas vermelhas, e outras brancas; e a terra de cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é toda praia...muito chã e muito formosa."
"...Até agora não pude saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a Terra em si é de muito bons aresfrescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho...Águas sõ mutas; infindas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!"
. O índio:
"...A feção deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem masi caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que mostrar a cara..."
"...os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre-pente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas."
. O erotismo:
"...Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costa; e suas vergonhas , tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nõs muito bem olharmos, não se envergonhavam."
. As intenções:
Exploração da riquezas:
"...Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acentos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra."
Catequização dos índios:
"...o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar..."
Pedido de Caminha ao Rei D. Manuel:
" e pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for. Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular merçê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro-o que d'Ela receberei em muita mercê." 
fonte de pesquisa http://claudialiteraturaculturaeartes.blogspot.com/2010/04/literatura-carta-de-pero-vaz-de-caminha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA