25/03/2011

MEMORIA - SANGUE SÃOMANUELENSE NO REINO SA SUÉCIA

 
            Sílvia nasceu na cidade de Heidelberg, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e seu pai era um membro do Partido Nazista. Depois da guerra, sua família mudou-se para o Brasil, e Sílvia morou em São Paulo entre 1947 e 1957, portanto dos quatro aos catorze anos de idade. Depois, sua família retornou à Alemanha.
             A Rainha Silvia é bisneta do grande chefe político, do antigo PRP(Partido Republicano Paulista) Joaquim Floriano de Toledo que na época lutava contra o regime do império que o Brasil vivia. Seu avô era comerciante e vereador o senhor Arthur Floriano de Toledo proprietário da antiga casa Toledo, Silvia é filha de Alice de Toledo, que nasceu na sede da fazenda cafezal.
             Existem documentos que falam da presença da famíçia Toledo morou em São Manuel, veja:

“Mordedura de cobra

Quinta feira da semana passada a noite indo a ‘cosinha’ de sua casa foi mordida por uma cobra URUTÚ a Senhora D. Anna da Conceição mulher de nosso amigo sr. Joaquim Floriano de Toledo Sobrinho, negociante aqui residente.
A victima faleceu no dia imediato, tendo sido improficuos os recursos médicos empregado. O Enterro realizou-se sábado as 3 horas da tarde tendo sido bastante concorrido.”
Publicado no Jornal O Municipio em 25/12/1901

 
A Rainha não morou em São Manuel, nascida na Alemanha em 1943, morou no Brasil entre 1945ate 1952, onde cursou os primeiros anos no Colégio Porto Seguro e depois retornou para Alemanha onde seu pai o empresário alemão Walther Sommerlath, que se tornou presidente da subsidiária brasileira da metalúrgica sueca Uddeholm.
            A Rainha Silvia esteve na cidade de São Manuel no ano de 2000, no entanto ninguém soube da ilustre visita, no intuito de recuperar suas raízes, veia a cidade conhecer a origem de sua família e o local de nascimento de sua mãe.
 
Provavelmente Silvia esteve em nossa cidade quando criança, mas as únicas lembranças da rainha eram somente pelas historias que a mãe contava sobre São Manuel.
            A Revista Dimensão descreve o seguinte “ Segundo Álvaro Pinto de Aguiar Filho, advogado e primo de Silvia, em uma ocasião seu Avô Múcio Floriano de Toledo e o Tio Avô Paulo Floriano de Toledo, mandaram para a sobrinha, Alicepostais da cidade, e, naquela época, Silvia respondeu fazendo uma composição dos postais aos tios-avôs. Sobre o falecimento de sua mãe Alice, Silvia Destacou que as ultimas lembranças, na Alemanha, era de São Manuel.
            Álvaro destacou que Silvia veio para São Manuel conhecer o local que a mãe  tanto falava, permanecendo na cidade um dia inteiro. Pela manha almoçoucom Álvaro na Fazenda Cafezal e no período da tarde percorreu as ruas da cidade. ‘A Silvia estava curiosa por tudo. Conheceu a fazenda que sua mãe nasceu, e ate plantou uma muda de pau brasil depois em São Manuel se interessou por muitas coisas, tirou fotografias do Museu, da Estação  e da casa que seu avô morou’. Destacou Álvaro.”
            Silvia veio acompanhada de suas duas filhas as princesas, Vitória (primogênita e herdeira do trono sueco) e a princesa Madeleine, as princesas fotografaram cada detalhe da cidade, ainda filmaram-na pois o rei Carl Gustaf havia pedido. “A Vitória num determinado momento disse que o pai recomendou que ela filmasse para ele, porque não pode vir ao Brasil, mais tinha interesse em conhecer São Manuel” Disse Álvaro.     


 PRINCESA INGRID ALICE DESIREE
PRINCESA MADELEINE THERESE AMELIE JOSEPHINE





 No mês de maio de 2011 a Rainha Silvia retorna a São Manuel e faz novamente sua visita




4 comentários:

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA