31/05/2010

Editorialblog - DESENCANTO DEMOCRATICO

Vivemos o auge de um novo tempo agarrados a falsa sensação de perfeita democracia, falsa porque o cidadão brasileiro muito a persegue sempre achando que a encontrou, no entanto sai dos porões sujos de uma ditadura entendendo que resolveu todos os problemas de um governo efetivamente criado pelo povo. O que não acontece.

Entende-se que a democracia é mais que um governo feito pelo povo através de seus representados, é o governo que atende os anseios da sociedade, é por isso que os representados são eleitos, no entanto nossa geração não respeita em nada as pessoas que lutaram para melhorar as coisas lá traz, mas entendo que muitos que lutaram hoje ocupam o poder, inverte-se o papel.

Nesta linha, cabe salientar que nosso país é efetivamente democrático a partir de 1988, entende-se que antes não havia uma plena democracia, com eleições livres e diretas, sem cabresto eleitoral e outras aberrações. Mas questiona-se hoje se realmente vive-se as virtudes democráticas, pois a coisa só piorou.

Quando se começa a colocar na balança vemos um alto índice de corrupção, em nosso País, instituições que não funcionam, saúde precária, educação de analfabetos, segurança publica comprometida, etc. etc. etc...., Não se pode entender daí um país plenamente democrático.

Democracia não pode ser entendida somente como a liberdade de votar e sim como na eficiência de nossos representados, o voto é somente uma parte deste complexo, importante, mais uma parte. A verdadeira democracia deve ser entendida como um ciclo, um todo que se fecha, com começo (eleições diretas) meio (pessoas com capacidade técnica para a efetivação de um estado justo sem corrupção, desvio de dinheiro, vantagens) e fim (perfeita convicção que o representante cumpriu da melhor forma com o seu papel revertendo à sociedade a plena satisfação de serviços públicos de qualidade), isso não acontece, aqui se entende que somente o primeiro esta bom, mas nem isso se faz direito, visto a vasta compra de votos patrocinada por muitos e sabido por toda a sociedade.

Também temos que ressaltar as instituições que são pilares democráticos importantes de uma sociedade, assim começamos a traçar porque o Estado é doente, senão vejamos;

Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais, Estaduais, vereadores) regado por parlamentares que ganham muito, sendo tais os melhores pagos do mundo, bons salários que trazem a tona a questão do custo beneficio, em face a corrupção e o desprestigio traduzido por muitos, é claro que existem bem intencionados, mas nada, não funcionam, a maquina encobre sobre a poeira cinzenta da caixa preta que envolve os parlamentos.

Poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos), eleitos para gerenciar as maquinas publicas, muitos, sem a formação adequada carentes de uma administração de qualidade, sem base mesmo, quase sempre é feita por amadores, formatados em cargos de confiança que não refletem a exigida competência.

Poder Judiciário (Juizes, Desembargadores), infelizmente este ultimo pilar vem sendo alvo de alguns Juizes que vendem sentenças e julgam processos de acordo com a convicção do dinheiro, devo reiterar que ainda este terceiro pilar não foi afetado em sua maioria, temos profissionais de gabarito, no entanto me preocupa, que este esteja sendo afetado e incomodado pela corrupção que se acerca. Ora o dia que o cidadão não poder confiar na justiça ai acabou.

Deveria destacar o quarto pilar a sociedade, a população, mais este é passivo, aceita falcatruas e nada faz, não protesta, não releva o grito de insatisfação, não critica.

Pauto-me a acreditar infelizmente que uma agremiação de futebol hoje é mais democrática que nosso Brasil, mesmo com eleições indiretas de alguns clubes, pois se esta não vai bem, tem roubo, não funciona na prestação do serviço oferecido, a sociedade torcedora consegue através de seus protestos demitir um técnico, impedir um presidente de clube, exigir melhores condições na prestação do serviço deficitário, etc. o que não ocorre em nosso País.

Que Brasil que somos, um paradoxo de democracia efetiva de uma sociedade esportiva frente a incompetência de nossos soberanos doutores, excelentíssimos cidadãos de papel. Ainda soltam a maior besteira que se pode ouvir, que o serviço publico esta falido, isso é mentira, com os impostos, taxas que todo cidadão paga é suficiente para cuidar de dois paises como nosso Brasil, mais a sangria é grande e a incompetência é total.

O Brasil não é falido, falido é o caráter de muitos que tomam conta de nosso País que não deixam que este tome conta de seus cidadãos.

Assim se questiona será que vale a pena votar, e fazer perpetuar esta engrenagem infeliz, emperrada e burra com salários maiores que altos executivos de multinacionais, no entanto sem a competência adequada? O voto não deveria ser obrigatório, deveria ser livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA