04/09/2010

MEMORIA - ORQUSTRAS EM SÃO MANUEL

São Manuel tem uma grande tradição na formação de orquestras e bandas, elas participavam de todos os eventos do município e região com propriedade:
Orquestra do Senhor Pedro Catalan no Carnaval de 1941

ORQUESTRAS:

No final da década de 30 São Manuel constava com duas excelentes orquestras, cujas apresentações eram feitas, na maioria das vezes, nos cinemas de então, no acompanhamento dos filmes mudos da época .
Uma delas era constituída por músicos amadores, chegando a tocar no dia da inauguração da Radio Clube de São Manuel, nos idos de 1939. Dentre seus componentes aparecem os nomes de Rosário Calvitti, Luiz Sicheira, Julio de Oliveira, Paschoalhumberto Garófalo, Antonio Catalam, além do pianista Landimam. A outra orquestra pertencia aos irmãos Martorelli.

Francisco Martorelli:

Maestro da Banda Italiana. Sob a batuta do Maestro italiano Francisco Martorelli, que dirigia a banda italiana,e ao som também da Banda brasileira dirigida pelo Maestro Jose Kuiz Palcido o povo aplaudiu enquanto soltava rojões quando os sinos do campana-lo da Igreja Matriz tocou pela primeira vez era então 6 de abril de 1895. A musica foi sempre uma constante na vida do são manuelense e hoje mantemos a tradição com a permanência de nossa Filarmônica Sãomanuelense. Este cidadão tem uma participação importante na vida de São Manuel que ficou marcada alem de dirigir a Banda Italiana fez a doação do relógio da igreja Matriz com 1,30 metros de diâmetro que veio de Nápoles na Itália e seu construtor foi Manuel Ângelo Canônico. Hoje o Relógio da Igreja Matriz foi parcialmente desativado sendo substituído por um carrilhão eletrônico as engrenagens originais do relógio foram doadas ao museu pelo senhor José Sávio que adquiriu não se sabe de quem e estavam em seu estabelecimento de ferro velho.

BANDAS:

Colaborador pelas fotos senhor Arnaldo Catalan

"Além das orchestras que tocam nos cinemas locaes ha, na cidade, a Banda de Musica Municipal, fundada a 5 de Maio de 1926 e que conta presentemente com 15 musicos.
Essa philarmonica, sob a regencia do eximio maestro Miguel Donatelli e tendo contra-mestre o sr. Paschoal Humberto Garofalo, realisa concertos aos domingos e feriados, em obediencia ao contracto celebrado com a Municipalidade.
Asua séde é no Bar São Manuel.
A Banda Municipal, não obstante o pequeno numero dde musicos, leva a effeito excellentes programmas, em que se evidencia a competencia de seus componentes e a positiva habilidade do regente."
Fonte de pesquisa - As Nossas Riquezas -
João Netto Caldeira - ano 1928 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA