14/10/2011

CRONICABLOG - SERIADO CHAVES SIMPLICIDADE E SUCESSO.


Certamente o seriado Chaves participou da infância e adolescência de muitos, e ainda faz milhares de fãs no Brasil, seu inicio foi em 1971, um ano depois da criação do personagem "El Chapulín Colorado". Ambos os personagens foram criados a princípio para serem sketchs do programa chamado "Chespirito", que era transmitido na TV TIM, do México. Nesse programa eram exibidos vários quadros de humor - todos eles criação de Roberto Gómez Bolaños.

O quadro que retratava as aventuras da turma da vila logo ganhou maior destaque e chamou a atenção do público mexicano. Vendo isso, a TV TIM decidiu acrescentar características de seriado e transmiti-lo em horário nobre, uma vez por semana.

 No começo, os personagens de "El Chavo del Ocho" não tinham as suas características marcantes. Por exemplo, no inicio da série o personagem Seu Madruga não era pai da Chiquinha, ele morava na casa da Dona Florinda e era um vendedor de balões. O Sr. Barriga não era o dono da vila, ele apenas era zelador dessa. A Dona Florinda não usava os seus tradicionais bóbis.


 No ano de 1973, o seriado passa a ser gravado nos estúdios da TV Televisa e começa então a ser exportado para diversos países da América do Sul. Nessa época, o programa já era um sucesso consolidado em terras mexicana.
  
 O ano de 1974 foi marcado pela ausência da atriz Maria Antonieta de las Nieves, (intéprete da Chiquinha) que teve que se afastar da série por estar grávida. No seriado, foi dada a desculpa de que a personagem Chiquinha havia ido morar com suas tias do interior. Nessa época, Chespirito criou uma personagem estepe: Malicha, que era a afilhada do Seu Madruga. Nesse mesmo ano foram gravados os primeiros episódios na escola do Professor Girafales.

 No ano seguinte Maria Antonieta volta a fazer parte do seriado.
No final de 1978, Carlos Villagrán - intérprete do Quico - decidiria sair do elenco de Chespirito para ser a estrela de uma seriado na Venezuela. Os últimos episódios que contaram com a presença do ator foram gravados em Acapulco. Poucos meses depois, já em 79, Ramón Valdez - intéprete do Seu Madruga - também receberia uma proposta para participar do mesmo seriado. Nessa época, Chespirito criou o restaurante da Dona Florinda, para suprir os desfalques da série. Além disso, também surgiram dois novos personagens: Jaiminho, o carteiro, e Dona Neves, a bizavó da Chiquinha. E Nhonho passou a ter uma participação maior nos episódios.

Em 1981, Ramón Valdéz, Seu Madruga, regressa a série. Novas histórias foram feitas com a presença do carismático personagem. Até que, no ano de 1983, é encerrada as gravações da série, sem um episódio especial. No final da década de 80 até 92, a série Chaves volta a ser um quadro do programa "Chespirito". Essa fase pode ser vista pelos brasileiros no programa "Clube do Chaves", que o SBT exibiu em 2001.




 A atriz espanhola Angelines Fernandez começou a trabalhar com Chespirito no início de 1971. Por isso, a sua personagem leva o nome de “Bruxa do 71”. Logo que o Chaves se tornou um programa independente, a personagem passou a morar no apartamento 71 para encaixar com o seu nome.
 "Quico” é o nome do personagem criado por Roberto Gómez Bolaños para à série Chaves. Quando Carlos Vilagrán, interprete do personagem, deixou o elenco para ter o seu programa solo na Venezuela, registrou o nome “Kiko”. 

 Os episódios de Acapulco - gravados em 1978 - foram os últimos que contaram com a presença do personagem Quico. A canção “Boa Noite, Vizinhança”, tocada no terceiro e último capitulo de Acapulco, foi composta por Bolaños e é algo como um “até logo” ao amigo, que nunca mais voltaria a participar de seus seriados. 


 A música “Quero ver”, citada em alguns episódios das séries Chaves e Chapolin, ao contrário do que muitos fãs possam pensar, não é criação de Roberto Gómez Bolaños e, tampouco, foi feita especialmente para os humorísticos. A canção, na verdade, é bastante popular no México, e foi regravada por vários músicos mexicanos. 
 Tangamandápio, local onde nasceu o carteiro Jaiminho, realmente existe. Porém, ao contrário do que retrata-se no humorístico, Tangandápio não é uma cidade, é um Vilarejo, que localiza-se na cidade de Cuernavaca, no México.
 A canção de fundo que sempre toca quando os personagens Dona Florinda e Professor Girafales se cruzam pertence ao clássico filme “E o Vento Levou”, lançado no ano 1939.

No final do ano de 1973, Maria Antonieta de las Nieves, atriz responsável por dar vida a personagem Chiquinha, do Chaves, teve que se afastar do elenco das séries por estar grávida. De las Nieves retornou ao humorístico Chaves no capítulo - de nome sugestivo - “O Regresso da Chiquinha”, gravado em 75.

Um comentário:

  1. Aiiiiin que lindios eu amudolus elix Coraçãozinho S2 Pro xavix

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA