10/12/2010

JARDIM PÚBLICO DE SÃO MANUEL - A EVOLUÇÃO DE UMA HISTÓRIA

Embora o Jardim Público de São Manuel tenha oficialmete surgido em 1905 relatos historicos apontam que a Praça Dr Pereira de Rezende na época de 1903 ja fervilhava como uma praça oficial do município. No local existia o 1º mercado municipal, onde era uma referência para os sãomanuelenses. A foto abaixo foi tirada em 1903 e publicada no ano de 1904 no "Almanack Illustrado de São Manoel do Paraizo" do Senhor Doutor Antonio Marques de Oliveira.

Observe que em data anterior precisamente em 28 de abril de 1895 o jornal da época denominado de " O Município o Senhor Francisco Martorelli, comerciante (relojoeiro), e maestro foi autorizado a receber propostas de carpinteiros para a contrução de um coreto.

 fotos de 1905 da praça.


 Esta escada levava ao mercado municipal. O mercado ficava bem em frente a Prefeitura da época onde hoje é o museu do município.
 Foto de Mercado Municipal


Esta era a rua que dava acesso ao mercado, a casa a direita é hoje a Rádio Nova do município.

REFORMA DO JARDIM EM 1928











JARDIM APÓS A REFORMA DE 1928








Era o ponto de encontro de famílias e amigos, época romântica de São Manuel.









As mulheres desfilavam sobre as calçadas do Jardim.






Foto do coreto histórico - símbolo de história e memória de uma população

JARDIM EM 2009


























































































 ENFEITES NATALINOS EM 2009


























 JARDIM APOS A REFORMA EM DEZEMBRO DE 2010













































Dificilmente vi uma identidade de um povo frente a um monumento ou um parque como este povo, aqui fica documentado a historia da criação de um simples jardim, no entanto a historia cravada de uma sociedade que respeita suas origens,  algo bonito de se ver, você de qualquer lugar que acessar este blog, certamente precisara um dia vir a São Manuel conhecer este parque... Delamonica

5 comentários:

  1. NOSSA........QUE LINDAS ESSAS FOTOS ANTIGAS....O JARDIM ERA BEM MAIS BONITO ANTES.........MAIS CONSERVADO E AS PESSOAS NAQUELA ÉPOCA ERAM BEM MAIS EDUCADAS E MENOS DESTRUIDORAS....HOJE NINGUÉM PENSA QUE AS PRAÇAS OU OUTROS LUGARES PÚBLICOS SÃO NOSSOS E DEVEMOS CONSERVA-LOS.....DÓI MEU CORAÇÃO QDO VEJO UM ORELHÃO DESTRUIDO OU UM BANCO DE PRAÇA TODO QUEBRADO......A IGNORÂNCIA É UM MAL TERRÍVEL......O QUE FALTA NO CENTRO É TBÉM NA CIDADE INTEIRA SÃO LIXEIRAS(NÃO REPAREI SE AGORA COLOCARAM)POIS O JARDIM ANTES ERA CHEIO DE LIXO JOGADO NOS BANCOS E CANTEIROS DE FLORES PRINCIPALMENTE DA SORVETERIA.......
    TOMARA QUE O POVO TENHA CONSCIENCIA E CONSERVE O QUE É SEU....

    ResponderExcluir
  2. para béns pelo blog. Eu quando tinha 5,6 anos de idade, passara férias aí e ficava ospedado na casa da tinha da minha mãe (tia Otilia, esposa do Tio Chiquinho, que tinha a única sorveteria na praça; hoje seu filho o Nêne tem um bar na rodoviária.) você não consegue fotos da sorveteria~meu amigo.

    um grande abraço

    Rocha

    w.rocha@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. voce esta de parabens pelo seu trabalho ,gostaria de ver fotos dos anos 80 da city sera que consegue ?principalmente de 89 ,um abraço irmao de armas.
    viajei nas fotos antigas aí
    amarante

    ResponderExcluir
  4. Mirian Acerra Almeida24/5/14 11:57

    Viajei nas fotos, muita saudade senti !!!

    ResponderExcluir
  5. Mirian Acerra Almeida24/5/14 12:07

    Sou de família de São Manuel, tenho um carinho grande por está cidade, seu blog está matando a saudade que sinto pois, moro nas Minas Gerais e nem sempre tenho oportunidade de estar passeando por ai. Trabalho lindo você está fazendo, com certeza estarei sempre viajando em seu blogo para matar saudades. Abraços

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA