21/08/2010

PESQUISA - PLANO DE NEGOCIOS

ATENÇÃO O PRESENTE TRABALHO É DESTINADO
SOMENTE PARA PESQUISA,
NAO PODENDO SER COPIADO E TRASCRITO


FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU - UNIFAC
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
ANDRÉIA APARECIDA BORGES

Trabalho apresentado Na disciplina de administração de Materiais,
como parte das exigências do Professor Eduardo Ayres Delamonica.
BOTUCATU
SÃO PAULO– BRASIL
2010

INTRODUÇÃO:
Plano de negócio é um documento com o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada.
Um projeto ou empreendimento pessoal ou corporativo pode ser estruturado e administrado de diversas maneiras, mas se você pretende buscar capital ou recursos com investidores, bancos incubadores ou outros órgãos de fomento, ou se pretende convencer outros parceiros a investir na sua idéia, colocar na ponta do lápis o seu plano de negócios passa a ser fundamental.
Existem muitos conceitos de planos de negócios, cada um em seu próprio contexto. No âmbito deste trabalho, vamos considerar que o Plano de Negócios é um documento que agrega e sistematiza informação prática e atualizada para a concretização de um projeto e para a previsão e solução de seus problemas.

COMO FAZER UM PLANO DE NEGOCIO:
Lembrando que se trata de um documento vivo, e não de um árido demonstrativo contábil ou legal. E que uma de suas principais finalidades é convencer (a equipe, os investidores, o banco, os fornecedores, ou até mesmo os clientes potenciais) de que o seu negócio é viável e pode ser vantajoso a eles.
Portanto, ao criar o seu plano de negócios, coloque o foco nestes importantes leitores, e lembre-se de incluir, de forma simples e fácil de encontrar, as respostas às principais dúvidas deles. Se você não sabe quais são, eis algumas sugestões:

• Sobre o negócio em si: o que é o negócio (em uma frase!), quais produtos e serviços serão oferecidos, quais as razões que levam a crer que será atingido o sucesso, quais são as oportunidades (já existentes ou que serão criadas) que você percebe e pretende explorar.

• Sobre a administração: quem administrará o seu negócio? que experiência e formação essas pessoas têm? que qualificações busca para a equipe? quantos empregados precisará, quais suas atividades e remuneração? onde eles trabalharão? qual será a estrutura organizacional? qual a missão e a visão?

• Sobre o mercado: quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão, alguns exemplos específicos, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação geográfica, como você vai promover e divulgar seu negócio, como vai distribuir seu produto.

• Sobre economia e finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os dois primeiros anos (trimestral), projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo e em quanto tempo você espera alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e faturar, e quando você espera alcançá-las, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais, garantia de empréstimo.

• Mapas: estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções e condições.
A dificuldade principal é conseqüência da natureza dos planos de negócio: eles tratam de idéias ainda não realizadas, e assim não podem (de modo geral) se basear em históricos ou em estatísticas próprias para realizar sua previsão. O grande desafio é conseguir obter dados de organizações semelhantes, ou extrapolar a partir de outros dados, de maneira consistente, objetiva e, principalmente, convincente. Assim, fazer um plano de negócios bem feito irá obrigar o empreendedor e seus sócios a organizar as idéias sobre a viabilidade de seu negócio, levando-os ao processo de discussão e reflexão da preparação de um documento com o qual todos concordem, trazendo todas as informações essenciais para o sucesso da idéia. Portanto, ele acaba substituindo por números e argumentos as opiniões iniciais, motivadas principalmente pela própria convicção dos empreendedores.
As organizações que seguirem esses passos provavelmente estarão obtendo vantagem competitiva na comercialização de seus produtos, caracterizam-se por sempre terem produtos de tecnologia inovadora, que representam o estado da arte no segmento em que atuam. Cada uma deve desenvolver a que seja mais adequada ao momento que ela esta vivendo, levando em conta o meio ambiente (clientes, situação econômica e política), A concorrência, a disponibilidade de recursos e de tecnologia de informação, o domínio da tecnologia pelos colaboradores da empresa, a rede de suprimentos, a rede interna de transformação e a rede de distribuição, sabendo aproveitar os modelos de excelência de seu ramo.
Um dos recursos-chave para qualquer empresa são seus recursos humanos, que cada vez mais necessitam de um grau de instrução elevado, não apenas no sentido técnico, mas com espírito de equipe, vontade de trabalhar em grupo e com um comportamento que permita a autogestão.
As empresas também devem sentir a necessidade de, na era do conhecimento, desenvolver, usar e transmitir conceitos, isto é ter uma cultura não apenas empírica, pois resolver problemas estratégicos e táticos em cada área será imprescindível para obter êxito no operacional. O desenvolvimento e a utilização de mensurações objetivas de produtividade que permitam ações rápidas quando a mudança se faz necessidade são cada vez mais importantes. Eles devem ser baseados no sistema empresa e não em setores isolados, pois a otimização de partes de um sistema pode não significar um todo ótimo.
Vivemos na era da informação. A cada dia a informação se torna o mais precioso ativo das empresas. O desafio da empresa moderna é compartilhar esse saber e, com isso, ganhar vantagem competitiva em relação a concorrência.
O risco é inerente ao mundo dos negócios. Uma série de dificuldades surge inevitavelmente na trajetória de qualquer empresa. Estar preparado para enfrentar os problemas já é uma grande coisa. Assim, é preciso expor todos os riscos no plano de negócios. Tente dimensionar onde o empreendimento poderá falhar, trabalhe com vários cenários macroeconômicos e analise todos os pontos fortes e fracos antes de qualquer decisão. Esse é um importante sinal de que o empreendedor conhece o terreno em que está pisando.
A construção de grandes e medias empresas, requer uma tecnologia de compras toda especial. O numero de itens e sua complexidade irá exigir um esforço concentrado de um grande numero de pessoas, com as mais variadas especialidades, durante vários anos. Necessário se faz dotar esta equipe de uma organização, como também dos recursos de planejamento e controle, adequados aos objetivos de prazos, especificações técnicas e custos previstos.

CONCLUSÃO:
Um processo de negocio é qualquer conjunto de atividades relacionadas ao objetivo único da empresa – entregar um produto ou um serviço ao cliente. Os processos de negócios são tipicamente avaliados do ponto de vista do cliente. Gerir os processos de negocio eficientemente é critico para o sucesso da organização. No entanto, gerir os processos é mais complicado do que poderia parecer à primeira vista – fundamentalmente porque não estão isolados e porque interagem entre si. Os padrões atuais adotam sempre uma visão por processos.
Após o planejado, é hora de executar, controle e execução fazem parte das principais atividades de um administrador e demandam mais tempo e conhecimento.

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