15/03/2011

HISTÓRIA - CRISTO REDENTOR - RJ SAIBA UM POUCO MAIS

foto histórica e rara, tirada antes da construção do monumento.

Certamente poucos conhecem a historia de um símbolo nacional, a estatua do Cristo Redentor localizado no Rio de Janeiro, considerada uma das maravilhas do mundo, é motivo de orgulho para nos brasileiros. Foi inaugurada em 12/08/1931, feita pelo escultor Paul Max. Landowski, com altura de 30 metros, peso aproximado de 1145 toneladas e localizado no topo do morro do Corcovado a 710 metros do nível do mar.
A história recente do Corcovado data desde o século XVI, quando os colonizadores portugueses batizaram a montanha de Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico. No século XVII o monte é rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova). Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume. 35 anos mais tarde, em 1859 o padre Pedro Maria Boss sugere à Princesa Isabel que seja construído um monumento religioso no alto do Corcovado.
Em 1882 Dom Pedro II autoriza a construção da Estrada de Ferro do Corcovado, que começa a funcionar em 1884 no trecho Cosme Velho Paineiras. Um ano mais tarde é inaugurado o trecho final da estrada de ferro, ligando as Paineiras ao topo do morro. A extensão total da ferrovia é de 3800 metros.
Somente em 1921 é retomada a idéia do Padre Maria Boss de construir um monumento religioso, na ocasião para comemorar-se o centenário da independência do Brasil. A pedra fundamental da construção é lançada em 4 de Abril de 1922. Em 1923 é realizado um concurso para a escolha do monumento a ser construído e o projeto vencedor é do engenheiro Heitor da Silva Costa. Finalmente, em 1931 é inaugurada oficialmente a Estátua do Cristo Redentor. O desenho da estátua é de Carlos Oswald e a execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski. As escadas rolantes e os elevadores são de 2003. Em 2007 o Cristo Redentor foi declarado uma das 7 Maravilhas do Mundo
Os engenheiros João Teixeira Soares e Francisco Pereira Passos recebem de D.Pedro II no ano de 1882 a permissão para construírem e explorarem a Estrada de Ferro do Corcovado, a mesma foi inaugurada em 1884 com a presença da Família Real, seu percurso inicial era entre o Cosme Velho e as Paineiras da Estrada de Ferro do Corcovado, nesse mesmo momento inaugura-se também o Hotel das Paineiras. No ano seguinte é inaugurado o trecho entre  as Paineiras e o Corcovado, seu trajeto final passou então a ter 3.800 metros de extensão.
Nosso querido Santos Dumont, era um freqüentador assíduo do Trem do Corcovado, dito por maquinistas antigos, Santos Dumont por várias vezes pedia para conduzir o trem, e também era sempre gênero nas gorjetas. Os ex-presidentes Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa também freqüentavam o Corcovado.

Em 1980, foi a vez do Papa João Paulo II e, assim como ele, também realizaram o passeio o cientista Albert Einstein, o rei Alberto da Bélgica e a princesa Diana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA