Av Cruzeiro do Sul, Zona Norte - 1957
Av. 9 de Julho, centro
Bairro do Bixiga em 1862 - local onde os produtores de café das fazendas da região se reuniam.
CARNAVAL NA AVENIDA PAULISTA EM 1926
indios nativos moradoras da capital aparecem nas comemoraçoes
Comemorações do VI Centenário da Cidade de São Paulo 1958EDIFÍCIO SAMPAIO MOREIRA O PRIMEIRO DA CIDADE
Inauguraçao da primeira linha de bonde para o Bom Retiro 12 de maio de 1900
INAUGURAÇAO DO THEATRO MUNICIPLA EM 1911 QUE RESULTOU NO PRIMEIRO ENGARRAFAMENTO DA CIDADE.
INTERIOR DO MUSEU DO IPIRANGA EM 1954
MOINHO MATARAZZO NO BAIRRO DO BRAS EM 1900
O Munumento A Honra e Glória Imortais aos Fundadores de São Paulo.
PRAÇA DA SE EM 1938.
PRAÇA DA SE EM 1969
PRAÇA PATRIARCA DECADA DE 1920
RIO PINHEIROS EM 1960
REGATA NO RIO TIETE EM 1917
RUA DA MOOCA 1957
RUA GENERAL CARNEIRO 1956
RUA LÍBERO BADARO 1954
RUA SANTA EFIGENIA 1957
Rua Sampaio Moreira
TEATRO MUNICIPAL
Vale do Anhangabaú 1967
Viaduto do Chá
Viaduto do Chá construção decada de 1930
Largo da Praça da Sé e Catedral da Sé - 1862
Marginal do Tiete em 1960
Centro de São Paulo 1960 - Enchente.
Sou paulistano e perdi o numero de alagamentos e ENCHENTES que tomei conhecimento, direto e/ou indiretamente. Mas senti muita tristeza tomar conhecimento das enchentes desde a decada de 50 e a pior delas foi ver o antigo "buraco do Ademar" totalmente transformado em lago. O maior sofrimento é que a situação sempre piorou com o passar do tempo. Em 2009 teve mais uma enchente no CEASA provocando perda de toneladas de alimentos.
ResponderExcluirREACIONÁRIO sou uma sombra de você, pois sempre estou reclamando e criticando tudo que vejo errado; pior que tudo está errado, pois as "leis" favorecem as partes: os delinquentes (ECA) e (EJA), os marginais (Código Penal de 1930), os políticos (estupram a Constituição no interesse egoísta e de seu próprio grupo (QUADRILHA)....
ResponderExcluirComo pode SP fazer 458 anos em 2012 e comemorar o "VI Centenário" em 1954 ??????...........olha o erro de digitação...Deixando isso de lado, parabéns pelo acervo.
ResponderExcluir1954 + 58 = 2012
Excluiro correto seria "IV Centenário", não? o quarto centenário da cidade, 1554 + 400 = 1954
ExcluirEssas enchentes antigas só mostram o que os políticos do Brasil sempre fizeram:nada e continuarão a não fazendo e,ingênuo quem pensa que um dia farão...Mas,mesmo assim,belas imagens!Muito obrigado!
ResponderExcluirConcordo plenamente.
Excluiramigos desde o principio do mundo aquelas varzeas transbordavam, tanto do tamanduatei como do Tiete, e inclusive um ribeirão que "passa por baixo" da cidade chamado Ribeirão Anhangabau, tudo isso ai inundava em epocas de cheia (verão), todo mundo naquela época sabia disso , mas mesmo assim fundarão a cidade exatamente onde ela está hj, então porque reclamar do leite derramado, vamos ter que conviver com isso para sempre...
ResponderExcluirDeixando os problemas políticos de lado, parabéns pelas lindas fotos e as lembranças que brotavam a cada cena fotografada ... Os ônibus da Cia Municipal de Transportes Coletivos, nos quais eu tantas vezes me desloquei para o centro, ou melhor para a "cidade", os bondes que qdo começavam a balançar e eu, criança, sentia ânsia de vômito, a Pça da Sé, vale do Anhangabaú com seus carrões, Gordini, Fusca, Ford Perfect Caminhões FNM, etc. Pois é,saudade não tem idade. Amava a São Paulo antiga e amo São paulo sempre !!!
ResponderExcluirSão Paulo antiga era bem melhor em todos os aspectos naquele tempo não tinha tantos vagabundos e tanta sujeira como existem hoje e os políticos não eram tão corruptos como são hoje.
ResponderExcluirInteressante a foto do teatro municipal que deve ser do fim dos anos 1930 e mostra, na esquina da conselheiro crispiniano com aq 24 de maio, a loja do "Touring Club do Brasil", cujo local depois de reforma, passou para sensação modas.
ResponderExcluirEssa São Paulo não existe mais. Aquele mundo não existe mais. Tenho saudade de um tempo que não vivi. Hoje há modernidades, evolução, etc. Mas perdemos a simplicidade, a educação. Uma pena. Arrepia de ver...
ResponderExcluirEu gostaria MUITO de usar essa foto da Rua da Mooca em 1967 em um trabalho de conclusão de curso que estou fazendo sobre o bairro.
ResponderExcluirCaso possa me ajudar, por favor me envie um email para franciscosanches5@gmail.com ou ligue 11-963876141.
Muito obrigado!!!!!
Amei todas as fotos, não vivi nesta época, mas queria, que por minutos estar por ali. Que maravilhoso! Que Nostalgia! Amo São Paulo Demais! Parabéns!
ResponderExcluirSao Paulo era muito bom, tinha arabe, italiano, espanhol armeneio, judeo, japones, etc. etec. hoje isto mudou hoje temos somente a historia destas gentes que transformaram esta terra na terra do progresso olhem hoje para e o nosso centro da cidade tomado por gente que nao é daqui, alias SP, esta parecendo mais uma cidade do nordeste. sem arranhar qualquer tipo de preconceito, mas esta é uma realidade.
ResponderExcluirClaro que é preconceito,as pessoas tem o direito de viver onde querem sou de São Paulo Bela Vista,meus pais também são daqui não tenho preconceito com ninguém.
ExcluirMe desculpem quem não é daqui, mas vivi todo esses anos enraizado em sampa, desde 1957, e digo com toda a certeza = na época que são paulo era puramente paulistana, era muito, muito, muito mas milhões de vezes melhor do que agora que virou uma megalópole onde formigueiros de gente de todo lugar do Brasil se infiltrou para "melhorar de vida", só que infelizmente essa migração totalmente descontrolada favelizou completamente nossa antes São Paulo civilizada e ordeira. Doa a quem doer mas eu posso falar com toda a certeza o que estou vendo pois sou paulistano da gema e na pele passei por todas essas gerações e transformações de nossos bairros, infelizmente a realidade é o que descrevi, doa a quem doer. A verdade nua e crua às vezes dói mas é a Verdade!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla Eduardo,
ResponderExcluirCurti o Blog, mas gostaria de fazer uma observação, se me permite.
Acho que a foto do "Bairro do Bixiga em 1962 - local onde os produtores de café das fazendas da região se reuniam" não deve ser de 1962 como foi postada.
Waldir de Moura
Parabéns pelo excelente trabalho. Permita-me uma pequena observação: a foto do "Rio Pinheiros em 1960" parece ser de data mais recente. Percebe-se acima, à esquerda, um prédio com uma torre mais alta redondos. Creio tratar-se de um dos centros tecnológicos do Banco do Brasil localizado na Verbo Divino. Trabalhei nele desde a inauguração em 1977, até 1981. Se eu estiver correto, a presença da draga indica tratar-se de serviço realizado entre 1979 e 1980. O restante da paisagem confere com esse período, inclusive a ausência das pistas da marginal do outro lado do rio. Abraços.
ResponderExcluirMais uma observação, agora quanto à foto: "Praça da Sé em 1969". Nela, aparecem a Catedral sem as torres e com a cúpila em obras e o Palacete Santa Helena. A Catedral teve sua construção integralmente concluída em 1967. Na esquina vizinha ao Palacete, aparece um prédio que foi demolido e em seu lugar foi construído o Edifício Mendes Cadeira, inaugurado em 1960. Portanto, a foto é anterior a 1960. Abraços.
ResponderExcluirmuito bom ver essas fotos....muito obrigado...parabéns
ResponderExcluirParabéns e obrigado pela iniciativa, mas cabe aqui uma correção sobre a foto da Pça da Sé - 1862:
ResponderExcluirA igreja que aparece na foto é a de S. Pedro dos Clérigos. A antiga Igreja da Sé erguia-se em outra face do mesmo largo. Estaria à direita nesta foto, em orientação perpendicular à de S Pedro, se pudesse ter sido enquadrada pelo fotógrafo.
É preciso tb verificar a data: em 1862 não havia bondes elétricos em SP e tampouco automóveis. Abs
Amor minha são Paulo até morrer
ResponderExcluirSaudades! São Paulo da garoa e da neblina, dos bondes, do Triangulo do centro, do Trianom onde hoje é o Masp, dos cinemas da cinelândia e outros como o Odeon, Santa Helena, Mundi, Rosário, Pedro II, Metro, Art Palácio Alhambra, Broadway, Coral, Copan, Dom José, Regina, Comodoro,Ipiranga, Marrocos, Santa Cecilia, Esmeralda, saudade do MASP na rua 7 de abril, do Estádio do Pacaembu com sua conja acústica, do Clube Municipal do qual fui associado, do Páteo do Colégio com o Palácio do Governo, do trem da Cantareira, do bonde para Santo Amaro, dos ônibus elétricos, da Galeria Prestes Maia e exposições de arte, chá do Mappin, Casa Alemã, A Exposição, Casa São Nicolau, Botica Veado D'Ouro, Casa Fretin. Tudo isso e muito mais não só conheci como vivenciei num São Paulo com sua área central bonita, harmônica e romântica! Triste hoje ver o abandono e a degradação geral em que se encontra. Saudades, muitas saudades destes tempos que não tem retorno!
ResponderExcluirFoto praça da Sé e Catedral da Sé de 1862, o ano esta incorreto.
ResponderExcluir