02/10/2010

MEMÓRIA IGREJA MATRIZ DE SÃO MANUEL

Igreja Matriz:
Não foi a Matriz nosso primeiro templo religioso. Primeiro surgiu a Igreja de São Benedito e quando esta se tornou pequena para receber o grande numero de fieis construiu-se a Igreja Matriz. Os Homens religiosos de então e o povo escolheu um lugar mais afastado do centro para construir a igreja, levando também para o chapadão que se localizava as margens da antiga estrada São Manuel, Botucatu, Lençóis Paulista, isto aconteceu no ano de 1894. O Padre Vigário era Manoel Antunes de Siqueira.

 FOTO DA IGREJA NO VELORIO DE ALBERTO MARTYRE, RECOLUCIONÁRIO DE SÃO MANUEL MORTO EM 1932

Domingos Calvitti: Construtor da Igreja Matriz:
O italiano que radicou-se em São Manuel Domingos Calvitti foi o construtor da Igreja Matriz. Ele levou anos na construção do templo e aqui formou sua família que permanece em São Manuel ate nosso dias.
Casa em que Domingos Calviti Construiu e morou, note os detalhes da fachada, impressionante o talento do artista
 
 Domingos Calviti era bisavô do ex prefeito Flavinho Silva.

 
 
 
 Note acima a data da construção do imovel 1931
 Note acima as iniciais de seu nome encravado no prédio
Posteriormente, um Calvitti deu seqüência a arte de Domingos construindo inúmeras residências em São Manuel.




ESTA FOTO É DE 1902


Francisco Martorelli:
JORNAL O MUNICIPIO 1894
Ao que se percebe o senho Franciasco Martorelli foi muito influente na epoca, relojoeiro e maestro da Orquestra Italiana em São Manuel este cidadão tem uma participação importante na vida de São Manuel que ficou marcada alem de dirigir a Banda Italiana fez a doação do relógio da igreja Matriz com 1,30 metros de diâmetro que veio de Nápoles na Itália e seu construtor foi Manuel Ângelo Canônico. Hoje o Relógio da Igreja Matriz foi parcialmente desativado sendo substituído por um carrilhão eletrônico as engrenagens originais do relógio foram doadas ao museu pelo senhor José Sávio que adquiriu não se sabe de quem e estavam em seu estabelecimento de ferro velho.

" Para esta festa a banda musical União S. Manuelense pretende celebrar a 22 do corrente, fomos informados de que o pulpito de nossa matriz sera occupado, nesse dia, por um distinctissimo orador sagrado." 17/03/1895

"O senhor Francisco Marorelli recebeu de Nápopel do Sr. Miguel Angelo Canonico, franbicante de relógios de torre, uma proposta relativa ao relógio que pretende colocar na Matriz. Novo e por preço inferior  as propostas da capital.
O relogio é de 1ª qualidade e de 1m e 30 de motrador."  17/03/1895
"Mimo - Do Sr. Frnacisco Martorelli, ourives e relojoeiro desta cidade,
recebemos uma delicada e chic folhinha para 1897.
Agradecemos."
"Francisco Martorelli - No dia 22 de volta de sua viajem  a capital e norte do Estado, depois de um mez de ausencia,chegou a esta localidade, sr. Francisco Martorelli, vereador.
Esperaram S. S. na Estação o Exmo Dr. o Exmo Dr. Juiz de Direito Dr. Augusto Meirelles Reis, O Dr. Joaquim Baptista da Costa, medico, o Sr. Josê Pio Fernandes..."













































Manoel  Faria doava o altar a imagem de São Manuel  e a pia batismal, foi assim construida a capela dedicada ao santo.











Aigreja foi idealizada pelo artista Domingos Calvitti que, domiciliado em São Manuel na epoca deixou evidente sua tecnica profissional. O teto da nave, sustentado por 12 colunatas, que representava os 12 apóstolos, possuia relogios, lamparina de cristal e com igual adorno monumental,  altares laterais,  entalhados em madeira de lei, em estilo colonial, com dedicatorias de tradicionais familias da epoca.  























O senhor João Vasconcelos ficou responsavel pelas pinturas da referida igreja sendo destacada a pintura sobre a abôboda que é de grandes porporções em que se figura a cena da Assunção.












3 comentários:

  1. Que linda, sabe que tinha me esquecido que me casei ai? rsrs e vc não foi ao meu casamento; rs Obrigada mais uma vez por essas lindas imagens e historias que eu não sabia, uma parte da memoria viva da nossa cidade, bjs;

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo saudades sabe as pessoas esquecem do que tem em sua cidade,mas não é só ficar na lembrança tem que reviver,trouxe lembrança do casório isto há 35 anos,fiquei feliz em relembrar e que idéia maravilhosa a sua
    PARABÉNSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Gente pq aquele sobrado lindo esta abandonado????? Isso é um absurdo!!! Se no Brasil ouvesse uma Torre de Pisa, um Coliseo, uma Piazza di Spagna ja teria virado farélo a muito tempo!!!! E as engrenagens original do relogio que foram encontrada em um ferro velho...Eu odeio como o "brasileiro" que não da valor a obras de artes! Nem se quer conseguem identificar um bom trabalho.... Linda cidade S.Manoel logo estarei fazendo visita a cidade que a minha familia morou.

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA