17/07/2010

EMPREGABILIDADE - FOCO DO COMERCIANTE PODE GARANTIR VENDAS:

Todo comerciante sonha com grandes vendas e lucros, em ter uma carteira de clientes que seja suficiente para atender suas necessidades, mas para chegar a este sonho, é necessário que tal tenha em mente que mais do que ter o que oferecer ao cliente, é preciso estar preparado para oferecer um diferencial, ou seja, uma disponibilidade maior que produtos.
Sobre os funcionários: O que se observa e muito é que estes na espera do cliente estão sempre encostados nos cantos ou nas gôndolas de mercadorias, desanimados, não motivados. O funcionário tem que sempre atender o cliente com simpatia, isso se sabe, o sorriso é fundamental, mas tudo vai depender da presteza ou vontade de ajudar o cliente. Também o comerciante precisa reservar um local onde estes colaboradores possam ficar sem estarem espalhados no ambiente.
Sobre o ambiente: Muitas lojas deixam com o fundamento de economia de energia as luzes apagadas durante o dia, o que é um erro, pois esta economia pode representar vendas menores, um ambiente escuro não é convidativo ao cliente. Também deixam mercadorias espalhadas no caminho denotando uma desorganização. Outro aspecto é a colocação de informes na loja sobre liquidação etc. Algumas escrevem com caneta ou picham tiras de lona afirmando que ali tem uma liquidação, cuidado, é necessário observar que um ambiente em que o comerciante não tem atenção nos detalhes demonstra falta de zelo, de cuidado, desleixo. O comerciante precisa demonstrar que cada detalhe é feito para o cliente, ele sim é merecedor de um ambiente claro, organizado, e bonito.
Sobre o atendimento: Alguns clientes ao adentrar um recinto comercial não se sentem a vontade, pelo contrario, acham que estão incomodando, dada a investida dos vendedores que os sufocam, alguns fazem questão de estarem atrás do cliente como se fossem sombras. Ora o cliente gosta de estar a vontade no ambiente, de se sentir acolhido e não perseguido, portanto ser discreto no atendimento porem sem perder a atenção é regra.
Sobre o cliente: Sabe-se nos dias de hoje que não existe mais aquele cliente fiel, que defenda a bandeira de um estabelecimento ou marca, hoje vence o comercio que criar um mecanismo de atração eficiente. O mecanismo de relacionamento entre cliente e comercio não é fiel, assim como analise o comerciante precisa sempre estar na posição de cliente e sempre observador aos detalhes de seu negocio. Uma coisa é ter o que oferecer ao cliente, outra completamente diferente é estar preparado para oferecer ao cliente.