28/01/11

MEMÓRIA - SEDES DE FAZENDAS EM SÃO MANUEL

Contar a história de nosso Brasil certamente não seria completa se não falasse das fazendas, em São Manuel esta história é muito presente, ao longo do tempo a importância deste município se solidificou sobre as mesmas, ao consultar os livros postados neste blog, a menção sobre as fazendas são vivas e fortes. Era a pujança de uma economia de uma epoca. Em 1925 esta economia é que girava o município tendo 35 mil habitantes nas fazendas e somente 5 mil habitantes nas cidades.
 
São Manuel - Fazenda São João do Cintra

São Manuel - Fazenda Monte Alto

São Manuel - Fazenda Redenção

São Manuel - Fazenda Rodrigues Alves

São Manuel - Fazendo Salto

São Manuel - Fazenda Santa Delfina


 Areiopolis - Fazenda Figueira

São Manuel - Fazenda Agua Vermelha

São Manuel - Fazenda Santa Maria do Paraiso

São Manuel - Santo Antonio do Araqua

São Manuel - Santo Inacio

 Areiopolis - Fazenda Figueira

 Areiopolis - Fazenda Figueira-tulha casa maquina

 Areiopolis - Fazenda Figueira-tulha casa maq-passarela

São Manuel -  Estação Ferroviaria Rodrigues Alves

São Manuel -  Rodrigues Alves

São Manuel -  Fazenda Monte Alto casa maquina

São Manuel -  São Manuel - Fazenda Redenção
São Manuel -  Fazendo São João do Cintra- sede

São Manuel -  Fazeda  São João do Cintra-colonia

São Manuel -  Fazenda São Joao do Cintra-tulha casa de maquinas

São Manuel -  Fazenda Saltinho-capela

São Manuel -  Fazenda Salto-colonia

São Manuel -  Fazenda Santo Inacio-casa do admisitrador

São Manuel - Santo Antonio do Araqua-casa administrador

São Manuel - Santo Inacio-colonia


Quando ando por esta cidade ouço ainda hoje os mais velhos comentarem sobre a riqueza que era o município, do desenvolvimento que trazia a produção do café, época romântica que traduz em fotos a imponência de alguns casarões da época, simbolo de poder e riqueza, hoje quase tudo destruido, abandonado em face a produção de cana.
Ao visitar o município de São Manuel o turista deve obrigatoriamente visitar seu Museu onde traça este paralelo da importancia do café, das fazendas na alma de uma população que ao longo dos tempos perdeu de forma forçada em função da realidade macroeconomica sua vocação com o fechamento de varias fazendas e o exodo rural, e hoje tenta procurar uma nova identidade produtiva.
Colaborador/fotos - Suelito de Campo Moraes

Deve-se ressaltar que a história de um povo, que a origem de uma sociedadenão deve jamais ser esquecida, jogada a margem da ignorância humana, pelo contrario.
A aqueles que construiram com a história deste município presto minhas homenagens, meu respeito em resgatá-la de forma viceral.
Delamonica  

ESTAS OBRAS DE ARTE SÃO TELAS DA ARTISTA EDMÉA LAGE RAHAL SOBRE AS SEDES DAS FAZENDAS DE SÃO MANUEL

FAZENDA AGUA VERMELHA
Segundo a artista esta obra da Fazenda Agua Vermelha foi pintada pelo seu professor o Senhor Henrique Di Lello.

"Eu quando dirigia colocava minha tela e o suporte de pintar em meu carro e levava meus filhos Ezio e Mario e enquanto pintava os quadros eles que eram moleques ficavam correndo pelas sedes..." Edméa.

FAZENDA CAPIM FINO

CHACARA DO MELLÃO

 CHACARA PARAÍSO

 FAZENDA CONCEIÇÃO

 FAZENDA CORREGO NOVO

 FAZENDA DA IGUALDADE

 FAZENDA JARDINOPOLIS

 FAZENDA LUPERCIO

 FAZENDA MEIRA

 FAZENDA REDENÇÃO

 FAZENDA RIBEIRÃO DO PARAISO

 FANZENDA SALES

FAZENDA SANTA MARGARIDA

 FAZENDA SANTA MARIA DO ARAQUA

FAZENDA SANTA MARIA DO PARAÍSO

FAZENDA SANTO INÁCIO

FAZEMDA SÃO JOÃO DO BARACAT

FAZENDA SÃO JOÃO DO FIGUEIRA

FAZENDA SERRINHA 

24 comentários:

  1. ELVIO BIANDAN1/2/11 14:59

    PARABENS, BELO TRABALHO FOTOGRAFICO, ISSO RESGATA UM POUCO DA NOSSA HISTORIA, PRINCIPALMENTE DE NOSSOS PAIS, UMA VEZ QUE BOA PARTE DELES VIVERAM NESTAS FAZENDAS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um trabalho muito digno, mostrando um pouco da história (muitas vezes esquecidas)de nosso país. Parabéns pelas suas lindas fotos, muito me orgulho de sua amizade no Facebook

    ResponderExcluir
  3. edna de lourdes bortoleti costa13/3/11 15:32

    Estou tao feliz por localizar as fotos da fazendasanto inacio, meu tio Antonio Bertolettim foi administrador de la por muito anos, nos passavamos todas as ferias de julho com eles... muita saudade.....na casa sede, olhando de frentepara a foto, tinha um balanço muito gostoso e descendo o terreno um lago com patinbhos...maravilhoso... GOSTARIA DE LOCALIZAR A FAZENDA DECA DE BARROS, onde meu pai e tios nasceram, que tiver fotos, endereço, etc, favor me enviar atraves do email elbortoleti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lindas fotos!!
    Meu avo (Giocondo Acciari) imigrante italiano foi designado para a Fazenda Lupercio, em 1897
    e é forte a emoção ao ver esses lugares q não conhecemos mas, q falam tão de perto aos nossos corações
    Parabens

    ResponderExcluir
  5. Cara meu nome é Vagner, morei em 1999 na Figueira, Parabens pelo trabalho, achei q nunca mais veria fotos do local que saudade bateu agora!!!
    me mande mais fotos...abraços amigo!

    ResponderExcluir
  6. Belas fotos , sou de Areiopolis e conheço o que sobrou dessas fazendas,agora virou tudo cana.
    que pena que poucas pessoas gostem de preservar as belezas da historia de nossa região.
    Parabens peça trabalho !!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog! Super importante recuperar a memória de São Manuel... Estive na Fazenda Água Vermelha neste Natal e lembrei-me de minha infância. Meus avós moraram lá por quase toda a vida. Como sempre digo, lá seria meu local de refúgio se pudesse. Caso tenha a história desta fazenda, gostaria que me enviasse...Tenho muita curiosidade em conhecer. No meu facebook coloquei várias fotos e estão liberadas; procurem Adalberto Limeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/5/13 18:53

      Entre em contato memeiasaranha@gmail.com

      Excluir
  8. OLA- PARABENS
    ESSAS FOTOS ME LEVARAM A VIAJAR NOS MEUS TEMPOS DE CRIANÇA. MEU PAI (MIGUEL GIANFELICE) TINHA UM PEQUENO ARMAZEM DE SECOS E MOLHADOS E FORNECIA PARA QUASE TODOS OS COLONOS DESSAS FAZENDAS. VIRA E MEXE EU IA FAZER ENTREGAS DAS MERCADORIAS NESSAS FAZENDAS E ERA JUSTAMENTE ESSA VISÃO QUE EU TINHA .
    QUANTA HISTORIA PODERIA SER ESCRITA. QUANTO TRABALHO
    QUANTAS VIDAS E QUANTOS AMORES E DISSABORES.

    ResponderExcluir
  9. André Cintra27/4/12 04:30

    Prezado Amigo, parabéns pelas fotos, são lindas e fazem parte de um passado que deve permanecer vivo. Cresci na Fazenda São João do Cintra, adquirida por meu bisavô em 1850, à qual ainda pertence a meu pai (muito menor que os 3.000 alqueires que ele adquiriu à época). Apenas duas correções, onde consta 'Sede da Fazenda São João do Cintra', uma casa azul e branca com uma caminhonete na frente, na verdade é a casa da administração. Onde consta Fazenda 'Rodrigues Alves', na verdade o nome correto da fazenda é 'Saltinho', sendo "Rodrigues Alves" o nome da estação de trem. De qualquer forma, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. parabens pelas fotos meu avó era seleiro (fazia arreio pra animais)era decendente italiano meu pai cresceu la

    ResponderExcluir
  11. Prezado colega, boa tarde!
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Meu nome é Eduardo e sou de Sorocaba. Meus bisavós, de origem espanhola, trabalharam na Fazenda Rodrigues Alves & Irmãos, em São Manuel. Creio que trata-se da mesma fazenda citada e fotografada em seu post. Bem, há uns três anos venho me empenhando na consecução de um Histórico de minha família, sendo que já tenho uma árvore genealógica que já alcançou o início do século XVIII. Além disso, refiz o trajeto de meus antepassados, desde a região espanhola de Extremadura até o porto de Santos e do Rio de Janeiro. Agora, estou justamente pretendendo visitar São Manuel para conhecer as fazendas, ou pelo menos o local onde ficam as fazendas, nas quais eles trabalharam. Assim, me seria de extrema valia caso pudesse me dizer a localização exata da Fazenda Rodrigues Alves, e se existe algum museu municipal, no qual a documentação de imigrantes cafeeiros tenha ficado arquivada. Meu e-mail é dudemais854@hotmail.com
    Abraços,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivani Favero19/1/13 15:07

      Oi Eduardo essas fotos me remetem aos meus tempos de criança,algumas sedes me são familiar,meu pai foi administrador das Fazenda California e Santa Delfina,pena que não tem nenhuma foto da Fazenda California,são lembranças que jamais sairao do pensamento,mas coloquei tudo em livros, e ficarão como uma fotografia no pensamento.Obrigada por você resgatar essas maravilhas do nosso municipio.
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Ivani,

      Li seu post e vi que mencionou a Fazenda California, e que seu pai foi administrador de lá.
      Como muitos também estou à procura da história da minha família, e no caso descobri tinham desembarcado na antiga estação Araquá e se dirigiram à Fazenda Califórnia. Gostaria de saber se ainda é possível chegar lá. E como. Se puder me retornar.

      Obrigada

      Excluir
  12. Aracy Regina6/3/13 12:44

    Adorei!!! Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!! Fico encantada com essas casas antigas!!

    ResponderExcluir
  13. SOU HELENA JOÃO FILHA DO SR MIGUEL JOÃO GONÇALVES
    E LAZARA ANTUNES (FALECIDOS) ADOREI RELEMBRAR MINHA TERRINHA
    FAVOR QUEM ME CONNHCER ENTRAR EM CONTATO EMAIL nidete@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  14. Essa fotos desses casaroes fazem encher os olhos de lagrimas so em imaginar como era a vida das pessoas que habitaram e viveram nesses lugares, suas festas, seus costumes, suas sabedorias, deviam ser famílias que viviam em muita harmonia ate mesmo porque era uma época em que as pessoas podiam viver em paz e com segurança.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom trabalho Eduardo,em 1950 meu pai se mudou de São Paulo para São Manuel, pois havia adquirido a fazenda Barra Mansa, eu nasci em 1958 e sempre fui muito ligado as coisas da terra, me lembro das grandes festas de São João que se realizavam na fazenda Barra Mansa,foi uma fase impar em minha vida e de muita gente,e depois com o desmembramento da Barra Mansa meu pai formou a fazenda Santa Emília, nome dado em homenagem a minha mãe, morei por lá algum tempo, quantas boas lembranças, hoje é onde está o Ovo Novo !
    Eduardo, obrigado por resgatar essa época do "ouro verde" aqui de São Manuel, PARABÉNS !!! Abs.
    Luiz Roberto Magalhães Machado

    ResponderExcluir
  16. Que surpresa! O que as fotos de minha tese e de minha autoria estão fazendo aqui? com exceção da foto da Fazenda Água Vermelha, de São Manuel, todas as outras foram tiradas por mim, onde estão os créditos?

    Vladimir Benincasa

    ResponderExcluir
  17. Eu sou Argentina e não falo Português, por isso peço que você me desculpe se eu não me expressar bem em sua língua. Mas o meu avô nasceu (Antonio CArlos Rinaldi) em São Manoel, em 1905, e um de seus irmãos, em 1900. Meu bisavô Domenico, trabalhava em uma Fazenda chamado Dois helenos. Quando vi esse blog eu estava animado, eu pensei que eu poderia encontrar. Você a conhece? Sabe Onde posso encontrar as fazendas que existiam entre os anos de 1900-1905?
    Eu sempre quis saber sobre a história dos meus antepassados​​, em São Manoel, quantos anos tinham quando chegaram.
    Eu dos os parabéns pelas fotos e su blog . Muito obrigado pela sua resposta.
    Alicia- Córdoba, Argentina

    ResponderExcluir
  18. Diego Martins Coelho16/7/13 20:44

    Ola boa noite achei muito bacana seu blog,afinal resgatar a historia e sempre muito bom,gostaria de saber se vc obtem algum historico da fazenda paraiso,situada em sao manuel que pertence a usina da barra

    Grato Diego Martins

    ResponderExcluir
  19. Aguinaldo Sanches8/11/13 08:21

    Parabéns pelo trabalho. Meus pais nasceram na fazenda Meira. Fui lá uma vez (sou de Sorocaba). Excelente trabalho mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da foto da Fazenda Santo Antônio do Araquá, meu avô morou nesta casa logo que se casou em 05/11/1910. Será que alguém tem algum conhecimento dele? Albertino Meira Leite casado com Cândida Garcia Duarte. Sou neto deles: Eliseu Buzzo meu e-mail "eliseubuzzo@uol.com.br"

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/4/14 10:51

    Ola, amigo, parabens pelo blog. Gostaria de saber se voce tem fotos da fazenda conceicao de São Manuel, pois passei minha infancia nesta fazenda e gostaria de relembrar esses momentos. Alem desta fazenda teria fotos da Fazenda Nova Sorrente
    Obrigada
    Marisa Grageffe
    Meu e-mail marisa.gcervezao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir