28/01/2011

MEMÓRIA - SEDES DE FAZENDAS EM SÃO MANUEL

Contar a história de nosso Brasil certamente não seria completa se não falasse das fazendas, em São Manuel esta história é muito presente, ao longo do tempo a importância deste município se solidificou sobre as mesmas, ao consultar os livros postados neste blog, a menção sobre as fazendas são vivas e fortes. Era a pujança de uma economia de uma epoca. Em 1925 esta economia é que girava o município tendo 35 mil habitantes nas fazendas e somente 5 mil habitantes nas cidades.
 
São Manuel - Fazenda São João do Cintra

São Manuel - Fazenda Monte Alto

São Manuel - Fazenda Redenção

São Manuel - Fazenda Rodrigues Alves

São Manuel - Fazendo Salto

São Manuel - Fazenda Santa Delfina


 Areiopolis - Fazenda Figueira

São Manuel - Fazenda Agua Vermelha

São Manuel - Fazenda Santa Maria do Paraiso

São Manuel - Santo Antonio do Araqua

São Manuel - Santo Inacio

 Areiopolis - Fazenda Figueira

 Areiopolis - Fazenda Figueira-tulha casa maquina

 Areiopolis - Fazenda Figueira-tulha casa maq-passarela

São Manuel -  Estação Ferroviaria Rodrigues Alves

São Manuel -  Rodrigues Alves

São Manuel -  Fazenda Monte Alto casa maquina

São Manuel -  São Manuel - Fazenda Redenção
São Manuel -  Fazendo São João do Cintra- sede

São Manuel -  Fazeda  São João do Cintra-colonia

São Manuel -  Fazenda São Joao do Cintra-tulha casa de maquinas

São Manuel -  Fazenda Saltinho-capela

São Manuel -  Fazenda Salto-colonia

São Manuel -  Fazenda Santo Inacio-casa do admisitrador

São Manuel - Santo Antonio do Araqua-casa administrador

São Manuel - Santo Inacio-colonia


Quando ando por esta cidade ouço ainda hoje os mais velhos comentarem sobre a riqueza que era o município, do desenvolvimento que trazia a produção do café, época romântica que traduz em fotos a imponência de alguns casarões da época, simbolo de poder e riqueza, hoje quase tudo destruido, abandonado em face a produção de cana.
Ao visitar o município de São Manuel o turista deve obrigatoriamente visitar seu Museu onde traça este paralelo da importancia do café, das fazendas na alma de uma população que ao longo dos tempos perdeu de forma forçada em função da realidade macroeconomica sua vocação com o fechamento de varias fazendas e o exodo rural, e hoje tenta procurar uma nova identidade produtiva.
Colaborador/fotos - Suelito de Campo Moraes

Deve-se ressaltar que a história de um povo, que a origem de uma sociedadenão deve jamais ser esquecida, jogada a margem da ignorância humana, pelo contrario.
A aqueles que construiram com a história deste município presto minhas homenagens, meu respeito em resgatá-la de forma viceral.
Delamonica  

ESTAS OBRAS DE ARTE SÃO TELAS DA ARTISTA EDMÉA LAGE RAHAL SOBRE AS SEDES DAS FAZENDAS DE SÃO MANUEL

FAZENDA AGUA VERMELHA
Segundo a artista esta obra da Fazenda Agua Vermelha foi pintada pelo seu professor o Senhor Henrique Di Lello.

"Eu quando dirigia colocava minha tela e o suporte de pintar em meu carro e levava meus filhos Ezio e Mario e enquanto pintava os quadros eles que eram moleques ficavam correndo pelas sedes..." Edméa.

FAZENDA CAPIM FINO

CHACARA DO MELLÃO

 CHACARA PARAÍSO

 FAZENDA CONCEIÇÃO

 FAZENDA CORREGO NOVO

 FAZENDA DA IGUALDADE

 FAZENDA JARDINOPOLIS

 FAZENDA LUPERCIO

 FAZENDA MEIRA

 FAZENDA REDENÇÃO

 FAZENDA RIBEIRÃO DO PARAISO

 FANZENDA SALES

FAZENDA SANTA MARGARIDA

 FAZENDA SANTA MARIA DO ARAQUA

FAZENDA SANTA MARIA DO PARAÍSO

FAZENDA SANTO INÁCIO

FAZEMDA SÃO JOÃO DO BARACAT

FAZENDA SÃO JOÃO DO FIGUEIRA

FAZENDA SERRINHA 

72 comentários:

  1. ELVIO BIANDAN1/2/11 14:59

    PARABENS, BELO TRABALHO FOTOGRAFICO, ISSO RESGATA UM POUCO DA NOSSA HISTORIA, PRINCIPALMENTE DE NOSSOS PAIS, UMA VEZ QUE BOA PARTE DELES VIVERAM NESTAS FAZENDAS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um trabalho muito digno, mostrando um pouco da história (muitas vezes esquecidas)de nosso país. Parabéns pelas suas lindas fotos, muito me orgulho de sua amizade no Facebook

    ResponderExcluir
  3. edna de lourdes bortoleti costa13/3/11 15:32

    Estou tao feliz por localizar as fotos da fazendasanto inacio, meu tio Antonio Bertolettim foi administrador de la por muito anos, nos passavamos todas as ferias de julho com eles... muita saudade.....na casa sede, olhando de frentepara a foto, tinha um balanço muito gostoso e descendo o terreno um lago com patinbhos...maravilhoso... GOSTARIA DE LOCALIZAR A FAZENDA DECA DE BARROS, onde meu pai e tios nasceram, que tiver fotos, endereço, etc, favor me enviar atraves do email elbortoleti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. PREZADO JOSE MASAGLI, EXCLUIREI ESTA POSTAGEM, A POLÍTICA DE NOSSO BLOG NÃO PERMITE MENSAGENS DEPRECIATIVA....

      Excluir
    3. Meu tataravô veio como imigrante da Espanha para a fazenda Deca De Barros e trabalhou lá por um bom tempo.

      Excluir
  4. Lindas fotos!!
    Meu avo (Giocondo Acciari) imigrante italiano foi designado para a Fazenda Lupercio, em 1897
    e é forte a emoção ao ver esses lugares q não conhecemos mas, q falam tão de perto aos nossos corações
    Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Estamos procurando informações sobre os Acciari nesta região, mais precisamente o Américo Acciari que era tataravô do meu namorado! Caso voce tenha alguma informação e queira compartilhar ficariamos agradecidos! Obrigada

      Excluir
  5. Cara meu nome é Vagner, morei em 1999 na Figueira, Parabens pelo trabalho, achei q nunca mais veria fotos do local que saudade bateu agora!!!
    me mande mais fotos...abraços amigo!

    ResponderExcluir
  6. Belas fotos , sou de Areiopolis e conheço o que sobrou dessas fazendas,agora virou tudo cana.
    que pena que poucas pessoas gostem de preservar as belezas da historia de nossa região.
    Parabens peça trabalho !!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog! Super importante recuperar a memória de São Manuel... Estive na Fazenda Água Vermelha neste Natal e lembrei-me de minha infância. Meus avós moraram lá por quase toda a vida. Como sempre digo, lá seria meu local de refúgio se pudesse. Caso tenha a história desta fazenda, gostaria que me enviasse...Tenho muita curiosidade em conhecer. No meu facebook coloquei várias fotos e estão liberadas; procurem Adalberto Limeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/5/13 18:53

      Entre em contato memeiasaranha@gmail.com

      Excluir
  8. OLA- PARABENS
    ESSAS FOTOS ME LEVARAM A VIAJAR NOS MEUS TEMPOS DE CRIANÇA. MEU PAI (MIGUEL GIANFELICE) TINHA UM PEQUENO ARMAZEM DE SECOS E MOLHADOS E FORNECIA PARA QUASE TODOS OS COLONOS DESSAS FAZENDAS. VIRA E MEXE EU IA FAZER ENTREGAS DAS MERCADORIAS NESSAS FAZENDAS E ERA JUSTAMENTE ESSA VISÃO QUE EU TINHA .
    QUANTA HISTORIA PODERIA SER ESCRITA. QUANTO TRABALHO
    QUANTAS VIDAS E QUANTOS AMORES E DISSABORES.

    ResponderExcluir
  9. André Cintra27/4/12 04:30

    Prezado Amigo, parabéns pelas fotos, são lindas e fazem parte de um passado que deve permanecer vivo. Cresci na Fazenda São João do Cintra, adquirida por meu bisavô em 1850, à qual ainda pertence a meu pai (muito menor que os 3.000 alqueires que ele adquiriu à época). Apenas duas correções, onde consta 'Sede da Fazenda São João do Cintra', uma casa azul e branca com uma caminhonete na frente, na verdade é a casa da administração. Onde consta Fazenda 'Rodrigues Alves', na verdade o nome correto da fazenda é 'Saltinho', sendo "Rodrigues Alves" o nome da estação de trem. De qualquer forma, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. parabens pelas fotos meu avó era seleiro (fazia arreio pra animais)era decendente italiano meu pai cresceu la

    ResponderExcluir
  11. Prezado colega, boa tarde!
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Meu nome é Eduardo e sou de Sorocaba. Meus bisavós, de origem espanhola, trabalharam na Fazenda Rodrigues Alves & Irmãos, em São Manuel. Creio que trata-se da mesma fazenda citada e fotografada em seu post. Bem, há uns três anos venho me empenhando na consecução de um Histórico de minha família, sendo que já tenho uma árvore genealógica que já alcançou o início do século XVIII. Além disso, refiz o trajeto de meus antepassados, desde a região espanhola de Extremadura até o porto de Santos e do Rio de Janeiro. Agora, estou justamente pretendendo visitar São Manuel para conhecer as fazendas, ou pelo menos o local onde ficam as fazendas, nas quais eles trabalharam. Assim, me seria de extrema valia caso pudesse me dizer a localização exata da Fazenda Rodrigues Alves, e se existe algum museu municipal, no qual a documentação de imigrantes cafeeiros tenha ficado arquivada. Meu e-mail é dudemais854@hotmail.com
    Abraços,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivani Favero19/1/13 15:07

      Oi Eduardo essas fotos me remetem aos meus tempos de criança,algumas sedes me são familiar,meu pai foi administrador das Fazenda California e Santa Delfina,pena que não tem nenhuma foto da Fazenda California,são lembranças que jamais sairao do pensamento,mas coloquei tudo em livros, e ficarão como uma fotografia no pensamento.Obrigada por você resgatar essas maravilhas do nosso municipio.
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Ivani,

      Li seu post e vi que mencionou a Fazenda California, e que seu pai foi administrador de lá.
      Como muitos também estou à procura da história da minha família, e no caso descobri tinham desembarcado na antiga estação Araquá e se dirigiram à Fazenda Califórnia. Gostaria de saber se ainda é possível chegar lá. E como. Se puder me retornar.

      Obrigada

      Excluir
    3. Ivani Favero9/11/14 13:48

      Ola Andressa,só agora li este post,hoje pode-se chegar lá, é perto de São Manuel ela ainda existe,mas não como nos meus tempos de menina.Eu moro em São Manuel.Meu email: faveroivani@yahoo.com.br,se quiser comunicar-se.Até.

      Excluir
    4. Ola, meus trisavós moraram na fazenda Califórnia, sera que existe ainda? Meu email. lukasmagno10@hotmail.com

      Excluir
  12. Aracy Regina6/3/13 12:44

    Adorei!!! Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!! Fico encantada com essas casas antigas!!

    ResponderExcluir
  13. SOU HELENA JOÃO FILHA DO SR MIGUEL JOÃO GONÇALVES
    E LAZARA ANTUNES (FALECIDOS) ADOREI RELEMBRAR MINHA TERRINHA
    FAVOR QUEM ME CONNHCER ENTRAR EM CONTATO EMAIL nidete@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  14. Essa fotos desses casaroes fazem encher os olhos de lagrimas so em imaginar como era a vida das pessoas que habitaram e viveram nesses lugares, suas festas, seus costumes, suas sabedorias, deviam ser famílias que viviam em muita harmonia ate mesmo porque era uma época em que as pessoas podiam viver em paz e com segurança.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom trabalho Eduardo,em 1950 meu pai se mudou de São Paulo para São Manuel, pois havia adquirido a fazenda Barra Mansa, eu nasci em 1958 e sempre fui muito ligado as coisas da terra, me lembro das grandes festas de São João que se realizavam na fazenda Barra Mansa,foi uma fase impar em minha vida e de muita gente,e depois com o desmembramento da Barra Mansa meu pai formou a fazenda Santa Emília, nome dado em homenagem a minha mãe, morei por lá algum tempo, quantas boas lembranças, hoje é onde está o Ovo Novo !
    Eduardo, obrigado por resgatar essa época do "ouro verde" aqui de São Manuel, PARABÉNS !!! Abs.
    Luiz Roberto Magalhães Machado

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou Argentina e não falo Português, por isso peço que você me desculpe se eu não me expressar bem em sua língua. Mas o meu avô nasceu (Antonio CArlos Rinaldi) em São Manoel, em 1905, e um de seus irmãos, em 1900. Meu bisavô Domenico, trabalhava em uma Fazenda chamado Dois helenos. Quando vi esse blog eu estava animado, eu pensei que eu poderia encontrar. Você a conhece? Sabe Onde posso encontrar as fazendas que existiam entre os anos de 1900-1905?
    Eu sempre quis saber sobre a história dos meus antepassados​​, em São Manoel, quantos anos tinham quando chegaram.
    Eu dos os parabéns pelas fotos e su blog . Muito obrigado pela sua resposta.
    Alicia- Córdoba, Argentina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Alicia, has encontrado información sobre la hacienda de tus abuelos en São Manuel? Mis tetraabuelos también vivieron en São Manuel al mismo tiempo que sus bisabuelos y también emigraron a Argentina, solo mi bisabuela se quedó en Brasil. Envía un mensaje a mi correo electrónico marici.vieira@gmail.com

      Excluir
  18. Diego Martins Coelho16/7/13 20:44

    Ola boa noite achei muito bacana seu blog,afinal resgatar a historia e sempre muito bom,gostaria de saber se vc obtem algum historico da fazenda paraiso,situada em sao manuel que pertence a usina da barra

    Grato Diego Martins

    ResponderExcluir
  19. Aguinaldo Sanches8/11/13 08:21

    Parabéns pelo trabalho. Meus pais nasceram na fazenda Meira. Fui lá uma vez (sou de Sorocaba). Excelente trabalho mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da foto da Fazenda Santo Antônio do Araquá, meu avô morou nesta casa logo que se casou em 05/11/1910. Será que alguém tem algum conhecimento dele? Albertino Meira Leite casado com Cândida Garcia Duarte. Sou neto deles: Eliseu Buzzo meu e-mail "eliseubuzzo@uol.com.br"

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/4/14 10:51

    Ola, amigo, parabens pelo blog. Gostaria de saber se voce tem fotos da fazenda conceicao de São Manuel, pois passei minha infancia nesta fazenda e gostaria de relembrar esses momentos. Alem desta fazenda teria fotos da Fazenda Nova Sorrente
    Obrigada
    Marisa Grageffe
    Meu e-mail marisa.gcervezao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Parabéns!Lindas Fotos.Minha mãe nasceu na Fazenda Figueira,,o sobrenome é Mazoni,conhece alguma história sobre este sobrenome?
    Grata

    ResponderExcluir
  23. Eu morava na fazenda são João do Cintra

    ResponderExcluir
  24. Eu morava na fazenda são João do Cintra

    ResponderExcluir
  25. Prezado
    Agradeço a maravilhosa surpresa, fui abençoada por Deus e vivi uma enorme parte e a melhor parte de minha minha vida num paraíso.
    Meu pai Sergio e o pai de meu pai, José Manuel Pupo e o pai de meu avô, Inácio Pupo os quais abriram as fazendas antes mesmo da existência de São Manuel, me ensinaram a admirar, amar a terra e respeitá-la como única, a mais importante delas. Morei na casa de madeira com janelas verdes com gerânios rosas e com um jardim grande e cheio de pés. Pés verdes que faziam ondas até o horizonte. Lindo Cafezal.
    Eu tinha um quadro que recentemente foi roubado de dentro da casa da fazenda, com seu nome Fruto da Terra, tem a fachada da casa da sede do Santo Inácio, o rosto da minha sobrinha e um cavalo, um quadro feito à craiom e assinado por mim, Fernanda Pupo.
    Em outra oportunidade enviarei a foto do mesmo.
    Parabéns pelo trabalho maravilhoso.
    Um abraço
    Fernanda
    larapupofernanda@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, meu pai foi administrador da fazenda Belo Horizonte, é o Durvalino do Nascimento. Ele e minha mãe já comentaram a respeito de vcs, os Pupo. Por acaso vcs trabalham com refrigeração no balão do Jaguaré? Minha mãe é a Apparecida.

      Excluir
    2. Olá Luiz, não trabalhei,sou artista plástica e moro em Campinas. Obrigada

      Excluir
  26. Prezados,

    Meu nome é Júlio Doná e tento fazer o resgate histórico de meus familiares que saíram de Arqua Petraca-Padova-Veneto-Itália e se radicaram em São Manuel.

    Primeiramente parabéns por este trabalho.

    Meu bisavô Giuseppe Doná (com esposa Caterina, filhos Luigi e Lucia) se radicaram na Fazenda Redenção, outros filhos nasceram nesta fazenda Antonio, Joanin, Elisa.
    Meu bisavô está enterrado na cidade de São Manuel.

    Gostaria de saber se a FAZENDA REDENÇÃO tem os registros destes imigrantes, eu gostaria de saber quando de fato eles chegaram na região de São Manuel.

    Se alguém souber como consigo, por favor enviem um email para jcadona@gmail.com

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  27. parece que faltou a fazenda cantilho

    ResponderExcluir
  28. parece que faltou a fazenda cantilho

    ResponderExcluir
  29. não tendes fotos da fazenda santo antonio, parece-me que fica proximo a santa cruz das palmeiras sp .. produção de laranja . eu ia lá quando criança, meu avô era administrador.

    ResponderExcluir
  30. Sr. Eduardo: tendo visitado os locais, saberia indicar uma fazenda em S. Manuel onde duas senhoras pudessem passar um fim de semana perto de gado, cavalos, cães e comendo alimentos preparados em fogão de lenha? Não se trata de fazendas ou pousadas de luxo, mas fazendas ou sítios que estejam operacionais e ativos. O artigo verdadeiro. Poderia ser uma família moradora de uma colônia, que tivesse interesse em nos hospedar. Existe em Minas, um programa oficial do governo do Estado que seleciona locais assim para interessados em turismo rural ou em descansar em um ambiente sossegado, seguro e familiar.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo1/7/17 20:27

    Prezado Eduardo,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho de recuperação de informações históricas sobre o Município de São Manuel. Como meu avô (falecido) CARMINE ANTONIO CAPUANO nasceu nesse município, gostaria de tentar recuperar informações sobre ele e seus pais, meus bisavós paternos. Os pais dele, quando vieram da Itália, trabalharam na Fazenda Redenção e se chamavam Francesco Capuano e Margarida Pezzotti. Como moro em Brasília, estou pensando em passar em São Manuel e visitar o cartório local para tentar recuperar alguma informação oficial sobre eles, tal como certidão de casamento, mas gostaria de saber se vale a pena, ou seja, se há informações no cartório de registro civil local sobre gente do início do Século XX (meu avô nasceu em 1910).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em São Manuel não sei se vai adiantar mas aq tinha fazenda chamava Carmine

      Excluir
  32. Delamonica, parabéns pelo excelente trabalho histórico e fotográfico de nossa São Manuel.
    Bilico

    ResponderExcluir
  33. Sabem informar se alguma destas fazenda é aberta ao público para visitação e tirar fotos !

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo lindo trabalho e resgate histórico. Esse foi um grande momento da cidade de São Manuel. Poderia ter se desenvolvido muito. Nasci em São Paulo, mas morei 08 anos na "Chácara Paraíso", tão docemente reproduzida por D. Edméia de quem me lembro perfeitamente. Me emociona ver todas essas fazendas por "onde andei" na infância, hoje aterradas pela cana. Mas o que mais me comove é lembrar da imagem do meu avô Herminio Vaz de Almeida na varanda olhando o infinito. Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Lindo resgate histórico, procuro por informações de Vicentina de Camargo era filha de José de Camargo administrador da fazenda Cantinho hoje conhecida como Santa Maria do Paraíso na época era propriedade do Deca de Barris.

    ResponderExcluir
  37. Boa Tarde... gostaria de saber se tem mais informações sobre a Fazenda Sales... se existe algum acervos dos imigrantes, se a fazenda ainda existe... vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu parente nasceu la, 015 13 997596575 esse é meu whatsapp

      Excluir
    2. Boa noite hoje mesmo meu marido trabalhou anotando caminhão d cana na Serrinha e o Sales era encostado da Serrinha onde morei em 1975 eu ia no Sales bom sacar manga feijão guandu mas destruíram tudo lá hoje só tem cana😔

      Excluir
  38. oie ... gostaria de saber como consigo informações sobre moradores da Fazenda Córrego Novo , busco informações sobre meu Bisavó Antonio Tardivo casado com Thereza Ranzotti italianos e moradores da fazenda , qualquer informação sangedivo@hotmail.com ou WhatsApp : 11 965232168
    obrigada

    ResponderExcluir
  39. Olá! Parabéns! Que trabalho magnifico!Gostaria de saber se vc tem conhecimento da Fazenda Água Nova. Localizada em São Manuel e região. Rose

    ResponderExcluir
  40. Boa Noite meu nome é Maria Helena Gomes ,gostaria se pudessem postar a Fazenda Monte Belo a casa da sede antiga Meu pai foi Administrator dessa fazenda nos anos 50 e 60 Gostaria de ter essa foto da casa que moramos o nome dele é João Gomes ficaria eternamente agradecida obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORFAVOR QUEM TIVER FOTOS DA FAZENDA MONTE BELO DA CASA ANTIGA SEDE ME PASSE MEU EMAIL É

      Excluir
    2. Boa tarde amigo vcs não acharam as fotos da Fazenda Monte Belo, principalmente a casa do adiministrador antiga dos ano 50 60 Por favor se alguem tiver me manda email
      mhgtoin@gmail

      Excluir
  41. Aline Rebelato19/7/19 11:16

    Estava procurando informações sobre a cidade de São Manuel e encontrei seu blog. Parabéns pelo seu trabalho. É importante resgatar a história. São Manuel foi a cidade que acolheu meu trisavô, que veio da Itália e trabalhou na fazenda Monte Belo, ver as fotos do seu post me fez imaginar como era o lugar que ele vivia. Espero ter a oportunidade de visitar a cidade em breve.

    ResponderExcluir
  42. Aline Rebelato Covre19/7/19 11:31

    Oi Maria, a Fazenda de Monte Belo ainda existe? Gostaria de saber onde ela ficava, meu bisavó nasceu lá, tenho mta vontade de visita-la. Por favor, se puder entre em contato comigo. Meu nome é Aline Rebelato Covre, pode me mandar mensagem no fb, ou no meu e-mail aline_reb@hotmail.com
    Bjo

    ResponderExcluir
  43. OI AMIGA NÃO EXISTE MAIS NADA PLANTARAM CANA DE AÇUCAR DESTRUIRAM A FAZENDA TODA QUAL O NOME DO SEU BISAVO MEU EMail é mhgtolin@gmail.com ENTRE EM CONTATO COMIGO SOU IRMÃ DA RITA

    ResponderExcluir
  44. Olá, faz um tempo que venho visitar este site, nele já li um livro sobre a imigração, fiz contato e amizade com outra saudosista com informações sobre a Fazenda Califórnia e hoje vim buscar mais uma informação sobre a Fazenda Igualdade. Me interessa muito saber sobre a vida dos colonos de ambas as fazendas. Tenho registro de meu Trisavô, o Senhor Ursino Cristaule, italiano da província de Ferrara na Itália que em 20/04/1904 teve seu filho José, com a também colona imigrante da Alemanha Margarida Iminhome (Nome aportuguesado. Ainda não encontrei fontes com a vinda dela para o Brasil e nem de seus seus pais Henrique Iminhome e Francisca Procansa). José casa-se e tem filhos na fazenda califórnia.
    Minha aventura sobre as origens e ramificações da árvore genealógica são incríveis! Obrigada pelo blog e aos amigos leitores que também o visitam e contribuem.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo6/3/20 15:43

    Boa Noite.

    Parabens Eduardo pelo blog.

    Estou a procura de imigrantes que viveram na fazenda Boa Vista em Sao Manuel.
    Meus avos maternos (de origem espanhola) viveram nessa fazenda em meados de 1923.
    Familia Ruiz Arcunhas: ha alguma forma de pesquisar sobre essa familia?

    Desde ja agradeco...

    Valter

    ResponderExcluir
  46. Olá, busco avidamente alguma foto da extinta Fazenda MONTE BELO em São Manuel, SP. Se alguém conseguir, será de grande valia emotiva para minha família (Annibale, Gallonetto,Biasotto, Viotto), que iniciou sua vida no Brasil trabalhando nessa fazenda, que lhes permitiu melhorar economicamente para futuramente comprar as próprias terras. Estou no Facebook como João Annibale ou no annibalebrasile@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Olá, procuro informações sobre a fazenda do Coronel Virgílio em São Manuel, não sei o nome, só escrito fazenda do Coronel Virgílio. Também saber se bairro Paraíso é o mesmo que Fazenda Paraízo. marici.vieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Meu falecido Avô Luiz Pinto Nunes administrou as fazendas Santo Inácio e Fazenda figueira,ao ver a tulha da fazenda figueira relembrei minha infância,brinquei muito lá na tulha e empurrando o vagão de café,muitas saudades desse tempo, obrigado por ter feito esse trabalho maravilhoso de expor essas foto
    s,meus parabéns!

    ResponderExcluir
  49. Meus bisavô Miguel Perez Lopez e bisavó Izabel Herrera Garcia de origem espanhóis partiram do Porto de Almeria - Espanha em 17/07/1909 chegando ao Brasil e desembarcando no Porto de Santos em 07/08/1909 com destino a São Manuel em uma fazenda que não sei o nome cujo proprietário era o DR. FRANCISCO ANTONIO SOUZA QUEIROZ gostaria muito de saber o nome dessa fazenda.

    ResponderExcluir
  50. Olá, tenho a certidão de óbito da minha bisavó atestando que faleceu na fazenda Equaldade(igualdade?)em 1907. Tenho como obter mais informações? Existe relação de imigrantes que residiram ali?

    ResponderExcluir
  51. Eu sou Ethel Airton Capuano, bisneto (paterno) de FRANCESCO CAPUANO, imigrante italiano que chegou ao Brasil por volta de 1905, morou e trabalhou como colono na Fazenda Redenção, no município de São Manuel (sua esposa, minha bisavó, se chamava Margarida Pessoti Capuano). O filho dele, meu avô, Carmine Antonio Capuano, era minha referência masculina quando eu era criança e ele me contava muitas histórias interessantes sobre a vida nessa fazenda (inclusive estórias de lobos, onças e corajosos caçadores amadores...), suas aventuras de juventude na região, e por isso gostaria de me comunicar com outras pessoas que tiveram antepassados que viveram nessa fazenda nessa época e que conhecem outras (es/his)tórias interessantes para nos divertirmos com elas ...

    ResponderExcluir
  52. Estou pesquisando meus antepassados espanhóis e argentinos. Encontrei registro de que o pai do meu bisavô espanhol Anastácio Bittencourt morou na fazenda Copacabana na região de Pratania e meu bisavô Argentino Martin Bittencourt tbm residiu em São Manuel onde inclusive nasceu minha avó. Não co sigo encontrar i formações sobre a fazenda Copacabana se alguém souber algo entre em contato: julianapmfsp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Anônimo1/5/23 18:57

    Boa noite. No documento de restituição de passagens de 1922 de meus antepassados , consta o nome da Fazenda ARAQUÁ da companhia Agrícola Araquá em São Manoel , contudo neste blog não há menção exatamente a mesma . Teria outro nome? Ainda existe a sede? Se alguém tiver a informação , agradeço. Obrigado. email: ric.conte@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  54. Anônimo6/5/23 06:28

    Estou pesquisando meus antepassados, família VERNA/VERNE, VERNI, meu pai JULIO VERNI nasceu na Fazenda Salto, em São Manuel, em 1923. Fiquei tão feliz ao ver os registros da fazenda,a casa dos colonos. Parabéns pelo trabalho. Memória da história de nossos antepassados.

    ResponderExcluir
  55. Obrigado. Sua postagem tem mais informação que qualquer museu de S. Manuel. Meu avô nasceu fazenda saltinho (Rodrigues Alvez) e seus pais e avós trabalharam nas lavouras de café

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA