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INTRODUÇÃO:
É necessário observar que gestor bem sucedido no desempenho da função é gestor motivador, aquele que reúne as condições necessárias e técnicas para estimular, elevar a alma humana, que consegue em seu apelo confortar seu próximo através de suas atitudes, levando-o a concluir um objetivo dos quais se pensava que não poderia. Assim, Megginson at all contribuem: “Motivação. É o processo de induzir uma pessoa ou um grupo, cada qual com necessidade e personalidade distintas, a atingir os objetivos da organização, enquanto tenta também a atingir os objetivos da organização,enquanto tenta também atingir os objetivos pessoais.” Bowditch at all questionam:”Um dos principais problemas no estudo do comportamento organizacional refere-se a por que as pessoas desempenham e se comportam da maneira como o fazem em seu trabalho e em suas organizações. Perguntam como ‘O que faz algumas pessoas darem o Maximo de si enquanto outras procuram apenas fazer o mínimo indispensável?’ e ‘Como posso influenciar o desempenho daqueles que trabalham para mim?’ são feitas por virtualmente todos os administradores numa ou noutra ocasião. De fato a questão de como motivar as pessoas permanece como uma das áreas mais fascinantes e mistificantes da atividade gerencial. Megginson at all também questionam “A motivação se relaciona com a compreensão do ‘porque’ do comportamento humano. Se tivermos algum conhecimento da razão pela qual as pessoas fazem o que fazem, poderemos melhor compreender. Prever e influenciar esse comportamento. Por que algumas pessoas trabalham bastante e outras não? Por que alguns lideres tem unidades com alta produtividade e outros com empregados da mesma possibilidade, não conseguem esse alto grau? Por que algumas organizações são conhecidas por uma cultura em que os empregados são altamente motivados e gostam do trabalho, enquanto que outras são conhecidas por um alto índice de rotatividade de empregados? Embora haja vários fatores influenciando o desempenho dos empregados uma variável principal é a motivação”(...). Ainda acrescentam: “A motivação surge através da interação de recompensas intrínsecas e extrínsecas com as necessidades dos empregados, modificadas pelas expectativas do empregado. Os administradores podem motivar os empregados a melhorar o desempenho criando um clima positivo onde as pessoas podem ser motivadas.”. Robbins, mais técnico em sua colocação aduz: “Motivação é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma necessidade individual. A motivação geral esta relacionada com esforço em direção a alguma meta. (...). Finalmente abordemos a motivação como um processo de satisfação de necessidades. Uma necessidade, em nossa terminologia, significa algum estado interno que faz com que certos resultados pareçam atraentes. Uma necessidade insatisfeita cria tensão, que estimula impulsos dentro do individuo. Esses impulsos geram um comportamento de busca para alcançar determinadas metas que, se atingidas, satisfarão a necessidade e resultarão na diminuição da tensão.” Assim o autor define que o funcionário motivado esta em tensão permanente à procura de solucionar o objetivo pretendido com o fundamento de aliviar suas tensões. Nesta linha delegar alguma função pode ser de grande tensão ao comandado para atingir o objetivo. Resumindo motivação é o estado permanente de tensão a procura de um objetivo que satisfaça sua necessidade, seja profissional, familiar, etc. Assim a visão de Robbins é um diferencial na definição sobre a motivação humana.
Quais necessidades as pessoas procuram satisfazer?
A teoria mais conhecida sobre motivação é a da Hierarquia das Necessidades Humanas do psicólogo Abraham Maslow, que coloca uma hierarquia de escala de importância sobre as necessidades que vai evoluindo e se pode quantificar através de uma escala de hierarquia de importância a cada necessidade, onde afirma a existência de cinco princípios de necessidades que podem ser descritas das seguintes maneiras:
☼ necessidades fisiológicas – estão relacionadas a fome, sede, sexo enfim tudo que se relaciona com a necessidade de sobrevivência. No campo profissional se relacionam com salário, férias, período de descanso no trabalho etc. Megginson at all advertem “No nível mais baixo, porem primordiais quando não satisfeitas, estão nossas necessidades fisiologias ou biológicas. A bíblia diz : ‘nem só de pão vivera o homem’, porem nada é tão importante quando não há pão. A não ser em circunstancias incomuns as necessidades de amor, status ou reconhecimento, por exemplo são inoperantes quando nosso estomago ficou vazio por algum tempo(...).”.
☼ necessidade de segurança – proteção contra a integridade física e mental, na esfera do trabalho estão relacionadas com boas condições de trabalho, planos de aposentadoria, poupança e pensão.
☼ necessidades sociais – situações ligadas as relações humanas, amor, aceitação, associação, amizade, ternura, profissionalmente podemos relacionar, grupos de trabalhos formais e informais, clubes.
☼ necessidades do ego – auto estima - autocofiança, apreciação reconhecimento, relacionado com a atividade profissional podemos afirmar que prêmios, promoção, status. Wisquival assevera “A necessidade de prestigio, incluem-se conceitos como reconhecimento, aceitação, reputaçao e status.
Para alguns a não satisfação da necessidade de prestigio é uma fonte permanente de frustração (...).”.
☼ necessidades de auto realização – atingir o próprio potencial, autodesenvimento etc, no campo profissional, pode-se relacionar, tarefa desafiante, trabalho criativo. Kozicki relaciona “Algumas pessoas sentem necessidade de conquistar espaço dentro da negociação em si. Ao proporcionar desafio, conquista e crescimento ao longo da negociação você satisfaz essa necessidade e o resultado tende a ser satisfatório para ambas as partes.”.
O processo de motivação e a psicologia_______________________
Aguiar discursa: “Os padrões organizacionais de motivação são também instrumentos psicológicos que buscam tornar um individuo um meio para a busca dos fins definidos pela organização. Eles tem a característica de induzir o individuo a adotar padrões de comportamento individuais exigidos para atingis a eficiência e o funcionamento da organização. Para Katz e Kahn, esses comportamentos devem incluir a pertinência e a permanência no sistema, o comportamento depende, que significa o exercício de um papel no sistema, e um comportamento inovador e espontâneo, segundo eles, é explicitado num padrão de comportamento que exige do individuo um desempenho alem daquele que esta definido no papel. Para cada padrão de comportamento na organização, são propostas técnicas e instrumentos psicológicos específicos a cada um deles. Identificam quatro padrões necessários ao funcionamento e eficiência da organização, o que caracteriza o seu caráter instrumental, o individuo é usado como meio para que se atinja os fins da organização (definidos por ela).”
Padrão A_________________________________________________
Denominado submissão legal, tem como o objetivo garantir a aceitação das prescrições do papel e do controle organizacional a base de sua legitimidade. As regras são obedecidas porque são reconhecidas como vindas de fontes legitimas de autoridade e porque podem ser esforçadas através de sanções legais.
As fontes desse padrão são as forças externas, que podem ser imobilizada para completa obediência e aceitação internalizada da autoridade legitima. Essa abordagem é limitada e incapaz de motivar as pessoas a qualquer outro comportamento alem do compromisso rotineiro na execução dos papeis.
O individuo deve conformar-se as regras de seus grupo, ou será punido por não fazer.
Padrão B_________________________________________________
Usam-se recompensas ou satisfações instrumentais para introduzir os comportamentos necessários. Por meio desse padrão tenta-se recompensar os comportamentos desejados, esperando-se que, a medida que as recompensas aumente, as motivações também aumentem. A característica desse padrão é a transformação das ações em instrumentos, para o alcance de recompensas especificas.
As principais recompensas usadas no padrão B são:
º recompensas individuais tais como: incentivos em pagamentos e promoções individuais;
º Recompensa do sistema decorrentes da pertinência a ele e da antiguidade;
º Identificação instrumental com lideres organizacionais, em que os seguidores são motivados a assegurar a aprovação dos lideres;
º Associação com membros da organização, para garantir a aprovação social do próprio grupo.
Neste padrão mais uma vez fica explicitada a proposta do uso da psicologia como um instrumento de indução dos indivíduos a se comportarem e pensarem de forma definida pela organização. Portanto, caracteriza uma ação instrumental que transforma os indivíduos em meios para se atingir fins predefinidos.
Padrão C_________________________________________________
Padrão internalizado de autodeterminação e de auto-expressão, as satisfações decorrem da realização e da expressão de habilidades e talentos. Auto-expressão e autodeterminação são as bases para a identificação com o trabalho, porque as satisfações derivam diretamente da execução do papel.
O padrão motivacional de auto-expressão é o padrão mais eficiente para levar ao um bom desempenho do papel, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade. As gratificações do individuo decorrem da realização de seus trabalho, da expressão de suas habilidades e do exercício de suas próprias decisões.
Para que o padrão C seja eficiente é necessário que o trabalho apresente suficiente complexidade e desafio, que as habilidades do individuo sejam adequadas e que ele tenha suficiente responsabilidade e autonomia no trabalho.
Esse padrão motivaional leva a alta produtividade, ao aumento das atividades cooperativas, a maior satisfação com o trabalho e, conseqüentemente com a organização.
Padrão D_________________________________________________
Internalização dos valores da organização apontam que este padrão leva a incorporação dos objetivos e subjetivos organizacionais, enquanto refletem valores próprios dos membros da organização. O padrão de motivação associado a expressão dos valores e a auto-identificação, tem grande potencionalidade para a internalização dos objetivos do sistema e, conseqüentemente, para a ativação de comprtamentos não prescritos pelos papeis. A participação em decisões a respeito dos objetivos setoriais, a contribuição para o desempenho da organização e participação nas recompensas (poder e dinheiro), provoca o aumento da produtividade dos indivíduos e aumenta seus comportamento espontâneo e inovador na organização. Katz e Kahn salientam o uso da liderança como um ato de influencia que o individuo exerce sobre os outros, na organização. Para eles, a influencia ocasionais pelo fato de que os indivíduos membros da organização estão também vinculados a outras organizações sociais, como família, igreja, escola, sindicato etc., são prejudiciais à organização, e os instrumentos psicológicos devem ser atenuantes do que eles chamam de disfunções. Os lideres denominados por eles como carismáticos são importantes porque possibilitam uma ligação emocional desses lideres com os demais membros da organização. (...), a proposta é transformar os valores individuais em valores organizacionais. E uma busca de transformação da identidade do individuo em função da identidade da organização. Surge ai o homem organizacional. É a despersonalização do individuo enquanto pessoa. Reconhece-se a natureza complexa do processo psicológico do ser humano. E por esta razão são introduzidos processos psicológicos mais adequados ao controle comportamental mais eficiente, mais duradouro, onde não se questiona o problema ético de agressão a identidade individual. Procura-se o aumento da produtividade pela manipulação psicológica desde o processo seletivo, passado pelos os processos de integração, avaliação de desempenho, treinamento ate os padrões organizacionais de motivação.”. Assim Kozicki finaliza: “ Primeiro: identifique a necessidade dominante da outra parte (...). Segundo: saiba o que o outro lado considera um resultado razoável (...). Terceiro: Entenda o nível de risco da outra parte em chegar a um acordo.
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