30/12/2012

MEMÓRIA - IGREJA DE RUBIÃO JUNIOR EM BOTUCATU-SP

  A IGREJA AINDA NÃO HAVIA SIDO CONSTRUÍDA

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA 

FOTO DE 1925 - A IGREJA ESTAVA EM CONSTRUÇÃO 




















10/12/2012

EDITORIALBLOG - Letícia Castaldi Assume os microfones da Radio Clube de São Manuel.


    A nobre vereadora eleita Letícia Castaldi assume os microfones da Rádio Clube juntamente com o jornalista Thiago Melego no programa sociais o programa mais antigo do interior onde cobra as autoridades por uma melhor gestão no serviço publico municipal. Carinhosamente chamada de dona Lelê alusão feita a Dona Nenê Plese que por muitas décadas também ancorava o programa. Letícia mostra a todos sua consciência, uma mulher forte querente em seus comentários.
    Letícia Castaldi foi eleita vereadora no ultimo pleito eleitoral onde devera assumir a Câmara Municipal em janeiro se pauta pela honestidade e pela luta por uma cidade melhor situação que nestes últimos tempos foi deixada de lado.
    O apoio incondicional feito pela minha pessoa a sua candidatura foi por ver em uma jovem um espírito de justiça incomum. Uma mulher que enxerga a frente e não fica remoendo aquilo que se poderia fazer mais sim se promove naquilo que se poderá fazer aos cidadãos.
Nesta linha ressalva se faz pela pessoa do prefeito eleito Marcos Monti a qual vejo um jovem com visão administrativa suficiente para resgatar o município deste buraco a qual se encontra nos dias de hoje. Homem correto com conhecimento técnico incomparável e bem intencionado.
     Fico feliz em poder admitir que minha escolha em apoiá-la foi a mais certa, vez que encontro nesta menina todos os adjetivos positivos no exercício da vereança em São Manuel.
    Certamente São Manuel ganha e muito com uma pessoa que realmente pensa em fazer a diferença e isto não no sentido particular como tenho visto em outras pessoas, mas no sentido coletivo.
    Ouço hoje com maturidade seus comentários certeiros nos microfones a qual foram conferidos a ela revelando a máxima de campanha que LETICIA CASTALDI NÃO ERA VOTO DE CONFIANÇA E SIM VOTO DE CERTEZA. Certeza de uma mulher de família com responsabilidade que não se pauta ao egoísmo e ao egocentrismo e sim pelo expediente de se consagrar como uma mulher que luta aos interesses de uma população.
    Letícia Castaldi hoje é a voz do cidadão “nua e crua” que fala aquilo que tem que ser dito e aquilo que muitos queriam dizer. É o grito de nós cidadãos de São Manuel.
Eduardo Ayres Delamonica
 

20/10/2012

MEMÓRIA - GOVERNADOR ADHEMAR DE BARROS ESCAPA DE ATENTADO EM 1948

Na data de 30 de janeiro de 1948 um vagão carregado de explosivos que passava pela cidade de Cerquilho foi detonado em frente a estação destruindo a ela e varias casas ao redor.



Segundo informações da época, este seria um atentado ao Governador da época Dr. Adhemar de Barros que deveria passar pela cidade de trem naquele momento, no entanto o governador havia passado algumas horas antes.
 O prédio foi reconstruído pouco tempo depois 



10/10/2012

EDITORIALBLOG - O DESCASO COM A EDUCAÇÃO NO BRASIL


Uma das maiores satisfações para um indivíduo hoje no mundo moderno é sua profissionalização.
                        A valer do empenho de horas a fio pendurado nos alfarrábios, e na modernidade que avança com uma velocidade esplendorosa. Na verdade nós vivemos todos com a necessidade de reciclagem e investimento na própria pessoa.
                        Todo indivíduo para não ser frustrado precisa ter sua direção profissional, na realidade, existem profissões que admiramos e aquela que queremos seguir, ocorre que em alguns porões das escolas públicas, o jovem não tem seu direcionamento, não é preparado para isso, exemplo disso, foi algumas palestras que dei sobre direcionamento profissional na rede publica, donde perguntei a eles:

                        Vocês sabem como se faz para entrar em uma faculdade? A classe inteira ficou espantada olhando para mim, como se eu estivesse falando outra língua. Isso aconteceu em todas as classes em que fui.

                        Vocês sabem pelo menos o que é uma faculdade? Novamente a classe somente olhava.

                        O que mais me deixou desesperado em saber que falta objetividade aos alunos, foi quando fiz uma comparação, peguei o nome de uma faculdade particular e falei que os alunos desta pagam cerca de dois mil reais para estudar no curso de medicina, e perguntei a eles, um aluno da Universidade Paulista (UNESP) ou, da Universidade de São Paulo (USP.) paga quanto para estudar? Alguns não se pronunciaram, os que se pronunciaram declinaram valores entre setecentos a três mil reais, ocorre que tais universidades são pública, e sendo assim o curso seria gratuito, todos os alunos não sabiam, pensando que estas também  seriam pagas.

                        Por fim, perguntei se eles sabiam que poderiam ser um advogado, um médico, um professor, um enfermeiro, etc., enfim um profissional, muitos deram risadas, subestimando a própria pessoa, alguns responderam que não passariam de cortadores de cana ou lixeiro. Falei a eles, se eles não acreditam no próprio potencial que os cercam, não poderiam acreditar em mais nada, e que as horas lançadas nos assentos escolares, somente contribuiria para cauterizar seu fracasso, minimizar sua frustração, pois simplesmente teriam um diploma com, formação pelo 2º grau. O que não pode condizer com a realidade daquele que estuda, pois todo estudante é um desbravador, que luta pelo seu ideal.

                        Nosso País peca em não preparar o indivíduo a ser alguém, e sim algo, um número estatístico, pessoas que simplesmente estudam para cumprir uma obrigação imposta pelos pais, ou pela a lei. O Estado deveria dar mais objetividade aos alunos, preparando-os para uma vida profissional, costumo dizer que esta geração é uma geração perdida, pois não encontram caminhos a seguir, não encontram as soluções dos problemas, exceções sejam feitas, muitos seguem caminhos que não sabem porque trilham, alguns são piores ainda, pois encontram no seu reduto escolar, a marginalização para a prática de seus atos, visto que o próprio aluno não é tratado como tal, exemplo disso foi um dia em que fui dar aula em caráter eventual, substituindo um professor que tirou licença por alguns dias, ao perguntar a senhora que trabalhava na secretaria se o professor havia deixado a matéria, ela respondeu que não, que era para eu olhar os cadernos dos alunos e fazer talvez uma “revisãosinha” ou dar jogos, que, o mais importante não era o conteúdo da matéria e sim para deixa-los quietos sem bagunçar. Ora, se a própria escola que tem o papel de passar aos alunos uma cultura e educação, fazendo-os se tornar parte da peça social, não cumpre com suas obrigações como deveria, quem dirá aos próprios alunos, que por vez também não cumprirão seu papel de aluno, o tratamento dado a estes é secundário, aplicando uma metodologia primitiva, provinciana de fundos de gaveta, voltada tão somente a “burrocracia” dos números estatísticos, donde na verdade a escola publica seria feita somente para manter o emprego. Ressalvas sejam feitas novamente, pois conheço alguns profissionais da educação bem como diretores e professores que se preocupam, dedicam-se, e tentam desempenhar da melhor forma seu papel, mas não conseguem pela força do sistema instalado.

                        O Estado tem como obrigação precípua, tratar aos alunos como tal, dando todo o aval para que estes tenham o direito de cursar uma faculdade ou seguir um caminho. A pior falência deste Estado que ai esta é a omissão.

03/10/2012

MEMÓRIA - AUTORIDADES DE SÃO MANUEL

Foto tirada na porta do antigo Hotel Paulista - João Rosolino (2) e o então Governador de São Paulo (1951 a 1955), Engo. Lucas Nogueira Garcez (3) com autoridades e correligionários politicos sãomanuelenses, Antonio Rocha Faria (1), Sargento Alcides Formigari (4), Arnaldo Santalúcia (5), Eugênio Teodoro Mendes (6), Hermínio Vaz de Almeida (7), Adão Brollo (8), Bartolomeu Luiz Danziatto (9), Flávio Vaz de Almeida (10) e Álvaro Rosolino (11).


colaboradora MARTA ROSOLINO

MEMÓRIA - GENTE DE SÃO MANUEL


COLABORADORA MARTA ROSOLINO