10/08/2010

EMPREGABILIDADE - COMO ESTAR PRÓXIMO AO LÍDER:

O grande questionamento que se tem, e a cobrança que é feita ao líder, de como ele pode desempenhar seu papel harmonicamente, sem abusar de sua autoridade. Deve-se levar em conta também a forma que os comandados fazem para estarem presentes ou próximos ao líder, pois estes também dependem e muito do desempenho da equipe e da vitória de um todo para serem vitoriosos. Muito se coloca encima do líder, a responsabilidade pelo desempenho de todos, como vencedor ou fracassado, ao passo que na visão corporativa, o líder se apresenta como um coordenador de funções, distribuidor de tarefas e controlador das mesmas, o desempenho na realidade é do funcionário. Fácil é esconder a cada fracasso atrás daquele que comanda, no entanto todos devemos observar que seja líder ou liderado estes devem trabalhar em harmonia para obter sucesso, ambos devem assumir suas responsabilidades.
Quando se fala em estar próximo ao líder, se fala em ser conivente, estar afinado, o comandado deve ser atencioso no desempenho das tarefas, nunca mentir, e sempre assumir sua responsabilidade. A mentira gera falta de confiança entre as partes. O mau desempenho também, ao passo que o desempenho equilibrado, entre líder e liderado pode levar ao sucesso, assim, deve-se observar que uma equipe vencedora é uma equipe feita por pessoas competentes que agem conjuntamente em prol de um objetivo, o líder não esta só, os liderados são na verdade o coração do desempenho da função, o líder é o cérebro, se um falha os outros também.
Seja como for, estar sempre atento na distribuição de tarefas do líder e ser um referencial para este é muito mais que simplesmente trabalhar, é ser um alvo positivo dentro de uma empresa. Pode ter certeza, se você desempenha suas funções com determinação, o líder e consequentemente a empresa estará olhando positivamente para isso, o que pode lhe acarretar uma promoção.
Mas para isso é necessário mudar o ponto de vista, a forma que se vê um líder. É preciso estar preparado a aceitar o trabalho em equipe e, sobretudo deixar alguma vaidade particular de lado.

Um comentário:

  1. Realmente, é muito difícil trabalhar em equipe, principalmente quando existe uma luta de egos...
    há de se deixar os interesses pessoais de lado e lutar em prol do grupo...

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA