26/09/2010

EMPREGABILIDADE - VOCÊ TEM DIFICULDADES EM RESOLVER PROBLEMAS?

Em algumas consultorias que faço para pequeno e micro comércio e prestador de serviço noto que há uma dificuldade muito grande em gerir problemas, pois as pessoas pautam para a resolução dos mesmos de forma primaria e comum. Um problema tem que ser visto de vários ângulos analisado sobre muitos aspetos.
Problemas complexos dos quais os empresários estão envolvidos nas rotinas do dia envolvem gamas de capacidades lógica e organizacional, são regras básicas e sólidas na confecção da resolução dos mesmos, quais sejam:
1ª – ORGANIZAÇÃO: A organização é a principal arma para aquele que quiser obter sucesso em qualquer situação, não se faz nada sem organização, para tanto, ao se resolver um problema é necessário sobre tudo organizar o próprio pensamento. A grande dificuldade das pessoas é que elas partem diretamente do problema para a solução sem tentar organiza-lo. Coloque o problema de forma que ele esteja em sua frente, nunca fuja, tenha a sensação de tê-lo nas mãos, sob controle, assim começa a resolução do mesmo.
2ª – PENSAMENTO LÓGICO – Na verdade o pensamento lógico seria o pensamento de analise critica do problema, tendo que observa-lo de forma coerente, dissecando-o passo a passo. Um problema complexo jamais poderá ser resolvido de supetão, sem interpretação e analise minuciosa, pois na verdade estamos falando de tomada de uma decisão por muito complexa e isso envolve responsabilidade.
3ª – RESOLVA O PROBLEMA EM PARTES - Um problema não pode sem resolvido no todo de uma vez, pois este caminho é mais complexo, uma técnica boa de resolução de um conflito é, separa-lo, corta-lo, resolvendo-o parte por parte para atingir o todo, na verdade, quando se fala em um problema complexo, este apresenta-nos varias situações que devem ser resolvidas uma a uma de forma individualizada e não como muitos fazem em resolvê-lo como se fosse uma coisa só, um problema complexo é a somatória de vários problemas de menos complexidade.
Assim, o foco da resolução de um problema complexo se torna mais viável e mais garantido. Empreendedores de sucesso na vida profissional são sobretudo empreendedores de solução problemas de forma organizada, pois gerenciam diariamente inúmeros conflitos.
Administrador - Eduardo Ayres Delamonica

Um comentário:

  1. Bom dia meu querido, vc escreveu para mim, né? rsrs é exatamanente o que eu precisava ouvir, ainda não consegui chegar no ponto que vc passa de dividir o problema e resolver por partes, mas estou tentando, rs. Muito obrigada por tudo que vc nos passa, grande beijo fica com Deus;

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA