04/11/2013

HISTÓRIA - ADHEMAR DE BARROS E SUA TRAJETÓRIA



Um grande governador. Assim que podemos definir Adhemar de Barros, no  mês de seu aniversário me resta a fazer uma homenagem a este ícone da política nacional. O texto abaixo é extraído do documentário Adhemar de Barros Cai o palanque mais não cai a democracia. 
Faço questão através deste gesto de resgatar a memória de Adhemar que anda esquecida. Nós como cidadãos temos a obrigação de resgatar a memória de outros cidadãos de outras situações da história e ao contrario que se pensa, sem memória, sem história não ha como uma população sobreviver pois sem referências não caminhos a trilhar.


 Visita de Adhemar de Barros em um asilo no município de Bauru-SP


Adhemar de Barros foi um dos grandes protagonistas da historia brasileira. Filho de Antonio Emidio de Barros e Eliza de Barros, Adhemar nasceu na data de 22 de abril de 1901 na cidade de Piracicaba, ele mesmo contestava esta situação e se autodeclarava sãomanuelense de coração e alma. 
Seu Antonio Emídio era um dos homens mais ricos e poderosos da região.


O menino Adhemar cresce na fazenda redenção no município de São Manuel. Em março de 1909 entra no Colégio Anglo Brasileiro em São Paulo Em 1916 Adhemar de Barros ingressa na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.






Em dezembro de 1923 Adhemar de Barros se forma com méritos na Faculdade de Medicina e ganha prêmios pela tese ora defendida, uma medalha de ouro e o premio Visconde de Sabóia. Especializou-se em Obstreticia e giencologia na Alemanha.

 Conhece Leonor Mendes e na data de 6 de abril de 1927 Adhemar de Barros casa-se com ela.

Adhemar de Barros se alista nas tropas revolucionarias de 1932 como tenente e vai para a revolução. Com o fim da revolução São Paulo sai derrotado e Getulio Vargas manda prender e exilar varias pessoas e Adhemar foge dos militares que lhe procuravam vem a São Manuel pede dinheiro emprestado para sua fuga. Com o fim da revolução constitucionalista Getulio convoca eleições para assembléia constituinte. Adhemar retornou ao País se candidatou sendo eleito deputado constituinte.
Em 10 de novembro de 1937 o congresso é fechado e as eleições gerais são canceladas, Adhemar entre outros deputados são caçados e perdem sem mandato. Getulio Vargas com o apoio das forças armadas da um golpe e proclama o estado novo.
Com a centralização do poder por Getulio Vargas pelo advento do estado novo ele nomeia interventores nos estados e municípios. Getúlio tinha o apoio irrestrito da população, se torna um presidente populista, concede direitos aos trabalhadores com este apoio proíbe o direito a greve e caça os partidos políticos, os sindicatos são amarrados ao seu governo. A população estava entorpecida com o estadista. No entanto o estado de São Paulo não aceitava a ditadura de Getulio e com boatos de conspirações leva o estadista a mudar o comando da capital paulista.






Adhemar não esquece de sua cidade natal e escreve uma carta a população que foi publicada pelo Jornal o Tempo em maio de 1938.  A cidade de São Manuel festeja seu filho ilustre.










Adhemar se torna um governador atuante e enérgico um gestor de visão. Fiscaliza todas as frentes de trabalho, homem que trabalha com um vigor impar típico de um administrador cuja a empolgação acaba se tornando sua marca registrada. Inteligente que tinha um olhar a frente.
°19 de setembro de 1938 cria o conselho de expansão econômica.
° também em 1938 inaugura a Avenida e o Tunel 9 de julho.
 



Viiaja para as cidades do interior

 Visita do Governador Adhemar de Barros A Sumaré





CAPITULO 9
Sua esposa dona Leonor Mendes de Barros também muda os conceitos de uma primeira dama, começa fazer campanha e arrecadar fundos. Entra definitivamente na batalha do trabalho social. Junto a Adhemar Inauguram o Parque Hospitalar do Mandaqui para combater a tuberculose.
Também começa a ser construído o Hospital das Clinicas que tinha como conceito se o maior complexo escola da America Latina.





°Adhemar começa o restabelecimento do Rio Tiete preocupado com o saneamento de São Paulo.

°Constrói também a ponte das Bandeiras.
°O viaduto do Cha é alargado e reformado





° também reformula o Parque da Luz.

Entendendo a importância da agricultura cria mecanismos de incentivo e escoamento da mesma e da toda a assistência técnica aos agricultores, moderniza e eletrifica as ferrovias para o escoamento da safra pelas ferrovias. Todo escoamento de grãos matérias primas deveriam convergir para o porto de Santos e ainda tem planos de construção de portos e inaugura os portos de São Sebastião e Ubatuba. Constrói mais de 40 pontes e também estradas.
Em 27 de abril de 1940 Adhemar inaugura junto com Getulio Vargas o maior estádio do país da época, o Pacaembu.
26 de outubro de 1940 surge Instituto Adolfo Luts.














Adhemar sabia da necessidade de prover a educação, a cultura e o esporte a todos. Na época a metade das crianças estavam fora da escola, assim decreta a construção de escolas primarias e secundarias, contrata mais professores e profissionais da educação e incentiva também as atividades esportivas.

Adhemar se torna muito popular.  A população o adora surgem os adhemarista, os eleitores se tornam fiéis a ele. Adhemar incomodava outros setores da política, pois fazia para a população o que até então nenhum governante o fizera.
A política expansionista de Adhemar não impressionava mais Getulio Vargas que temendo sua popularidade o demite em 7 de junho de 1941 e em seu lugar nomeia como novo interventor o senhor Fernando Costa.
Adhemar tenta apoio, organiza suas bases em todo o estado e funda o Partido Republicano Progressista o PRP logo se funde com outros dois partidos e fundam o Partido Social Progressista PSP. O PSP Lança Ademar ao governo de São Paulo.








Em 10 de janeiro de 1947 Adhemar se elege e dá continuidade a sua política de desenvolvimento, começa a trabalhar com o investimento energético do estado de São Paulo.










Começam as construções das usinas hidrelétricas de Barra Bonita e Ilha Solteira e da continuidade a obra de Salto Grande.
 FOTOS DA CONSTRUÇÃO DA USINA DE BARRA BONITA

°Inaugura a primeira pista da Via Anchieta Em 22 de abril de 1947;
°Inaugura o maior prédio da America Latina a nova sede do Banespa;
°implanta em São Paulo a construção de casas populares;
°cria tambem a Cidade Universicaria;
°a Fundação do Bem estar do Menor;
°a Secretaria da Saúde;
°a CMTC;
°a CEAGESP;.
A cidade de São Paulo se desenvolve em um ritmo alucinante, muito não acreditam mais uma vez Adhemar incomoda os conservadores.

Em São Paulo com o desenvolvimento se criou um problema crônico para o transito, havia a Avenida Rangel Pestana que era dividida pelas porteiras do Brás, assim quando um trem passava por ali ela se fechava. Porem na véspera de natal em 24 de dezembro de 1949 Adhemar de Barros percorre o Viaduto do Gasometro e em um simbolismo derruba as porteiras que importunavam o transito da cidade. Era muito astuto Adhemar com este gesto ele alegava que uniu a cidade de São Paulo.  



Em 1954 começa uma nova campanha para governador Adhemar duela contra Janio Quadros ambos fazem comícios em todo o estado em São Manuel o comício de Janio é marcado pelos ovos jogados.
Adhemar perde a eleição E Janio volta a São Manuel, fez questão de voltar pois sabia que a cidade era o reduto de Adhemar de Barros.

Com a derrota Adhemar se exila na Bolivia e responde processos judiciais que foram propostos contra ele no período da campanha e é absolvido de todos por decisão unanime. Adhemar começa ai a recuperação de seu prestigio que foi abalado.

Incansável  disputa a campanha presidência em 1955 contra os também candidatos João Mangabeira, Juscelino e Juarez Távora.
Juscelino se sagra vencedor em 1956 a Presidente da Republica

Adhemar não se abateu e se candidatou a prefeitura de São Paulo e ganha a eleição foi empossado em março de 1957 na prefeitura e novamente com seu vigor administrativo em
°48 horas todos os buracos das ruas de São Paulo
°mais uma vez como visionário constrói a passagem de nível do Vale do Anhangabau que foi chamado de o buraco do Adhemar.
°constrói as pontes do Limão, remédios e socorro.
°Inicia as obras da marginal direita do Rio Tiete Inicia
°Inicia também os projetos da ponte do Piqueri e da avenida do vale do Itororo que liga o centro ao Parque do Ibirapuera.

Em 1958 se candidata a governador e perde novamente a eleição desta vez para Carvalho Pinto que era apoiado novamente pelo seu desafeto político Janio Quadros, no entanto não se abate e se candidata novamente a presidente da republica pelo PSP seus adversários eram Janio Quadros e Teixiera Lote em outubro de 1960 perde as eleições para seu inimigo político Janio Quadros certamente esta derrota foi a mais sentida pelo Dr Adhemar.
Polemico na data de 25 de agosto de 1961 Janio quadros renuncia a presidência da republica.

Em 1962 Adhemar se Candidata novamente ao Governo de São Paulo mais uma vez seu inimigo político Janio Quadros é seu adversário e desta vez Adhemar devolve a derrota a presidência se sagrando governador de São Paulo em 7 de outubro com 43% dos votos. Em São Manuel um fato inusitado acontece com Adhemar na campanha para governador em um comício em 16 de setembro de 1962 o palanque cai.

É empossado governador em 31 de janeiro de 1963 e imediatamente.
°inicia as obras da rodovia do oeste,
°amplia o aeroporto de congonhas e ele mesmo inaugura as pistas, pois era piloto.
°inaugura as usina hidrelétrica de Barra Bonita e constrói as barragens em ilha solteira.
Em São Manuel no aeroporto da cidade ele cai ao chão.

Em 19 de março de 1964 Dona Leonor organiza a marcha da família com Deus pela liberdade que foi liderada por Adhemar de Barros onde compareceram mais de 500 mil pessoas que protestam a favor da democracia e contra o comunismo.

Em 31 de março de 1964 o Brasil sofre o golpe militar e mesmo tendo apoiado os militares Adhemar os questiona. Políticos são caçados outros fogem procurando asilo político. Castelo branco assume o poder com ele os militares assumem o poder de uma vez através do ato institucional 1, iniciando-se assim o período mais critico e vergonhoso da historia do Brasil. Políticos são presos e com isso o fim da constituição federal de 1946. Subsequentemente com o AI 2 o governo militar decreta a extinção de todos os partidos políticos, Adhemar não aceita esta situação e começa a defender o pluripartidarismo. Em 3 de outubro de 1966 Costa e Silva assume o poder.

Adhemar é cassado e se exila em Paris e em 12 de março de 1969 diante de toda situação de desgosto em ver seu país sofrendo pela a arbitrariedade dos militares sofre um infarto e morre. Trazido a São Paulo para ser velado no cemitério da consolação, a multidão sai as ruas para dar o ultimo adeus ao homem que por muitos foi o maior visionário de todos os tempos, o maior governador que São Paulo já teve. Adhemar é enterrado no dia 16 de março de 1969.

Adhemar construiu sua vida galgada no progresso homem de bom coração se importava realmente com os mais necessitados, trazia de berço e da educação de seus pais.

Muitos o julgam como um injustiçado que deixou um legado fantástico. Adhemar mais que um homem foi uma instituição foi aquele que passou pela vida para realmente melhorar a vida dos outros. Adhemar homem a frente de seu tempo.

ADHEMAR NUNCA ESQUECEU SUA ORIGEM SUA CIDADE SÃO MANUEL, AQUI ERA SEU REFUGIO NÃO VAMOS ESQUECE-LO TAMBEM, RETRIBUIR AO HOMEM QUE ELEVOU SEMPRE

Adhemar de Barros surpreende ate hoje pelos feitos. Foi inerventor do Estado de São Paulo, governador eleito por 2 vezes e prefeito de São Paulo. Foi o maior governador que São Paulo teve até o momento, saiba porquê. O documentário Adhemar de Barros cai o palanque mais não cai a democracia mostra a trajetória de um homem de visão, vencedor.

Um comentário:

  1. Olá, eu tenho aquela moeda comemorativa dos 50 anos que aparece nessa página. Fico me perguntando se ela tem algum valor comercial pra venda, alguém saberia informar? 11 98543 5603

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA