28/12/2013

FAZENDA SANTA MARGARIDA - A FLOR DA HISTÓRIA

Localizada no município de São Manuel a Fazenda Santa Margarida é centenária, por ela a história do Brasil é bem descrita. Pertencente aos familiares de Mario Martins de Almeida este foi um dos revolucionários mortos junto com Miragaia Drauzio e Camargo que em manifestação em São Paulo foram alvejados a tiro apos isto foi iniciada a Revolução Constitucionalista de 1932.  Por este local onde nasceu Mario Martins de Almeida possivelmente brincou em sua infância. 



Ainda consta que os proprietários da época de 1800 eram abolicionistas assim, muitos escravos foragidos se escondiam no local. Sempre ouvi uma lenda que na fazenda havia um túnel de enorme comprimento escavado por escravos que servia de esconderijo dos mesmos.  






















A fazenda preserva sua historia assim neste local existem documentos que datam de 1800 e também fotos antigas.
O terreiro de café produz ate hoje um café de excelência exportado para o mundo.
FOTOS DO TERREIRO DE CAFE DA FAZENDA EM 1904 















Em sua época de grande produção de café cerca de 40 famílias moravam nas colonias, haviam muitas casas no local que ao decorrer do tempo foram destruídas e preparadas ao cultivo da cana de açúcar.



No alto a sigla do proprietário João Batista Martins de Almeida (1891)
O PROPRIETÁRIO JOÃO BATISTA MARTINS DE ALMEIDA EM 1904


Esta é a panela enorme que precisava ser carregada por quatro pessoas no mínimo era a que alimentava os escravos da fazenda, hoje serve de adorno e fica na frente do casarão.
















Neste local escondido fica a entrada do grande túnel que servia de esconderijo aos escravos, infelizmente não conseguimos entrar vez que o proprietário não se encontrava no local, mais fica minha promessa de poder filmar fotografar e mostrar a todos o lendário túnel.

Voltarei no local em breve quando seu proprietário Mariano Martins estiver la e documentarei a parte interna do casarão e também o túnel.

PROPRIETÁRIO MARIANO MARTINS


Produz na fazenda um café de excelência exportado para o mundo







sites que falam sobre o café Martins

http://www.martinscafe.com/cafe_especial.aspx

http://prazeresdamesa.uol.com.br/exibirMateria/5566/fazenda-santa-margarida-unindo-tradicao-e-tecnologia-martins-cafe-investe-em-graos-especiais-e-pesquisa-de-microclima

http://souagro.com.br/muito-alem-do-pretinho-basico/

http://coffeetraveler.net/das-infinitas-possibilidades-de-harmonizacao-3/

7 comentários:

  1. Olá boa tarde sou fotografo de bauru adorei a matéria já tinha visto que la havia passeios turisticos na fazenda mas não encontrei mais nenhuma informação, por um acaso você tem alguma informação que possa me ajudar ou algum telefone que pudesse tirar está duvida? pois gostaria muito de ir lá conhecer e saber mais sobre a fazenda e não sei se pode ir até lá se precisa de autorização etc. obrigado desde já

    ResponderExcluir
  2. GUSTAVO MARTINS DE ALMEIDA9/4/19 15:11

    Prezados,
    Sou bisneto de João Baptista Martins de Almeida , neto de seu filho Galeno Martins de Almeida. Estou escrevendo sobre meu avô (Rua Galeno de Almeida, em SP). Voces teriam dados sobre o Galeno, irmão ou primo do Mario?
    att
    GMA

    ResponderExcluir
  3. Na minha infância na década de 30 minha escola pública adotou como livro de leitura “Na Fazenda Santa Margarida “. Descrevia aventuras vividas pelas crianças em visita aos avós nas férias. Essa história teve influência marcante em minha vida, pois despertou-me o gosto pela vida no campo e o amor pela agricultura e pecuária e criação de aves.
    Embora morando no Rio de Janeiro me recusei a viver em apartamento. Comprei uma chácara onde realizou meu sonho.
    Hoje com 89 anos descobri nó Google que a Fazenda ainda existe o que muito me emocionou. Vida longa aos atuais proprietários que soube serem descendentes dos protagonistas da história do livro com os quais viajei virtualmente e alegraram a minha infância de menino pobre.

    ResponderExcluir
  4. Sou filha de Paulo Milward Martins de Almeida, neta de João Batista Martins de Almeida, que era irmão de Mario Martins de Almeida (MMDC), filhos do coronel Juliano Martins de Almeida. Somos da mesma família, com muito orgulho... Estou fazendo um levantamento da história da família e também gostaria de ter aos documentos dos Martins de Almeida. Gustavo, será você que poderia compartilhar comigo os dados que você tem do Mário, do coronel Juliano e do meu tataravô João Batista? Att Lúcia Reis Martins de Almeida

    ResponderExcluir
  5. me mande seu eamil Lucia ;meu gma@all.com.br

    ResponderExcluir
  6. No aguardo LUCIA REIS!

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA