Em muito venho
reparando o péssimo atendimento de funcionários em estabelecimentos comerciais.
Com rostos fechados não esboçam um sorriso, um agradecimento, o que esta
acontecendo? O questionamento se faz obrigatório vez que é grande à incidência
de pessoas que mais parecem infelizes no exercício da função.
Deve-se notar
que alguns estabelecimentos não estão preparando seus funcionários como deveriam
o trato humano esta ficando ao lado frente à grande exigência do mercado em se
atualizar em programas de informática, estoque, caixa, cumprimento de metas
cada vez mais sufocantes.
Empresas têm
preparado seus funcionários para exercerem funções que são primordialmente de
contato humano como perfeitos robôs, padronizam tudo menos o atendimento. Não
os orientam como deveria ser o atendimento. Normas simples de conduta como as
da boa educação (boa tarde, bom dia) um bom sorriso para recepcionar o cliente.
Desta forma as
conseqüências são as de perda de clientes. O comerciante deve encantar o mesmo
e não espantá-lo. Em nosso município vejo esta pratica de ser mal atendido em
uma crescente. Em tempos de crise onde o comercio tenta sobrepor todas as
dificuldades possíveis é necessário que o comerciante tenha seu diferencial. O
atendimento de qualidade certamente é um grande aliado.
No entanto o
empregado deve ser orientado para a conduta de bom atendimento o que não
acontece, também tem aquele funcionário que se molda a personalidade de seu
patrão, se ele é grosseiro o colaborador assimila isto e transfere aos clientes.
Houve o caso que um dia procurei o gerente de um
posto de gasolina para lhe parabenizar pelo atendimento de seus funcionários e
ao conversar com o mesmo entendi porque ali todos atendiam bem, o gerente
tratava a todos com respeito e educação e esta conduta era transferida aos
clientes. Os funcionários trabalhavam a vontade e felizes vez que eram
reconhecidos como seres humano.
Seres humanos
devem ser tratados com respeito seja empregado ou cliente. Acredito que alguns
que dirigem seu negocio deveriam aprender a habilidade gerencial que é essencial
para a vida do estabelecimento o tratamento inter pessoal.
Pessoas mal
humoradas, sem o mínimo de respeito que não olham nos olhos e não são
atenciosas não servem para trabalhar no comercio seja como patrão ou como
empregado.
Matéria publicada no Jornal o Debate
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